Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/08/16 às 12h32 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

39º Vem Saber aborda Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação

Órgão foi criado para propor novas políticas com foco na segurança da informação

A 39º Edição do Vem Saber – programa de capacitação continuada – do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), foi realizada na última quarta-feira, (17), no auditório da sede da autarquia. A palestra apresentou a criação do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), e foi ministrada pelo chefe da ouvidoria do órgão, Bruno Marques. No encontro, o palestrante falou dos motivos para a criação da comissão e mostrou resultados positivos alcançados com a nova política de controle do uso interno de internet, computadores, e-mails corporativos dentre outros.

Por meio do Decreto nº 37.354/16, o CGTIC/SLU é um órgão formado por servidores da autarquia e tem a finalidade consultiva vinculada à presidência e atua no âmbito das questões que dizem respeito às tecnologias da informação e comunicação. A comissão tem como objetivo buscar gerar uma maior eficiência, estruturação da governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e o alinhamento das ações da área que dizem respeito aos investimentos em tecnologia da informação.

Para o chefe da Ouvidoria e presidente do CGTIC, Bruno Marques, após a implantação da nova política através do CGTIC, a Internet usada na sede do SLU passou a ter outro desempenho. “A Internet melhorou muito. O serviço caia constantemente. Geralmente, era provocado pelo excesso de consumo sem finalidades de trabalho”, observou.

Na palestra, Bruno Marques mostrou os números alcançados com a nova política e destacou um dos principais motivos para o avanço, no que diz respeito à preservação da rede e dos serviços. “Com o bloqueio de sites que não tinham necessidades para o trabalho no SLU, conseguiu-se economizar em até 63% do tráfego de dados. Isso quer dizer que o problema não era o hardwere ou o software, mas sim a rede. A política de segurança resolveu esse problema”, constatou.

PDTI

Com o intuito de estabelecer orientações estratégicas de Tecnologia da Informação (TI) e visando o direcionamento dos investimentos, foi criado, em 2014, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI). Com a implantação do novo PDTI, o SLU já obteve 12% de resultados positivos (licitações), no que se refere às necessidades contratação do firewall, RCC e internet para os aterros e usinas.

O comitê     

O Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação é formado por:

  • Bruno Marques Pereira – Presidente
  • Lucas Rocha Dourado da Silva – Secretário
  • Silvano Silvério da Costa
  • Loreley Bohrer Salgado
  • Telma Lima Lopes Lins
  • Wilson Gomes de Oliveira
  • Alexandro dos Santos Henriques
  • Luciano Rocha de Melo

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153