Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/12/15 às 18h42 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

Carroceiro é exemplo a ser seguido em Brasília

O carroceiro Deusdete ofereçe um serviço diferenciado para população de Vicente Pires

Deusdete aluga caixas Brooks – espécie de caçamba utilizada no armazenamento e transporte de resíduos de média densidade como entulhos, sucatas ferrosas, madeiras e galhadas- para reunir os materiais que recolhe e evitar descartá-los em áreas públicas de Vicente Pires, também é reconhecido pelos moradores, por não maltratar os animais que utiliza.

Deusdedit de Souza Cipriano, conhecido como Deusdete, 45 anos, Carroceiro com mais de 20 anos de profissão, que faz a diferença em Vicente Pires. Quando começou com o serviço de coletar entulho, jogava lixo em alguns lugares inadequados, mas há quase seis anos decidiu mudar a forma de trabalhar, passou a alugar caixas Brooks de uma empresa que destina o resíduo para o local correto, e segundo ele as coisas começaram a melhorar.

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) considera o senhor Deusdete um exemplo a ser seguido, pois sua atitude evita a degradação ambiental,  colabora com a saúde da população e destina para o local adequado todo resíduo que coleta. No primeiro trimestre de 2015, foram coletadas diariamente cerca de 6.000 toneladas/dia de entulho oriundos da construção civil, encaminhados ao Aterro Controlado do Joquéi correspondendo a aproximadamente 1,03 kg por hab/dia.

O SLU lançou à campanha Brasília Limpa Sua atitude Faz a Diferença no dia 21 de setembro para chamar a atenção da população para a temática da responsabilidade compartilhada na manutenção da limpeza urbana, baseando-se na idéia de que ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja. Com esta mensagem o SLU busca o envolvimento das pessoas numa meta comum, ou seja, levar o cidadão a se conscientizar sobre sua responsabilidade na destinação correta dos resíduos gerados e alterar o seu comportamento, passando a adotar práticas ambientalmente sustentáveis.

O serviço prestado por este cidadão colabora com a preservação da saúde da população de Vicente Pires, pois os pontos irregulares de despejo podem se tornar foco de reprodução do mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue e outras doenças. Deusdete também é reconhecido pelos moradores, por não maltratar os animais que utiliza. “Tenho dois cavalos criados com carinho, eles revezam, no dia que um trabalha o outro descansa, e eu não monto neles quando encho a carroça, vou acompanhado a pé, isso é para evitar sobrecarga física”, afirma o carroceiro, que também utiliza fraldões para evitar dejetos nas vias. E quem duvida, ele faz questão de desafiar. “Quem duvida, eu chamo para ir comigo e mostro, alguns chegam a se espantar, muitos me parabenizam”, conta.

O descarte irregular de resíduos se tornou um problema crônico das cidades, geram transtornos para população (degradação ambiental, entupimento de bueiros, propagação de vetores como ratos, mosquitos, baratas escorpiões) e desperdício de recursos públicos através das reincidentes operações de limpeza. Segundo levantamento da Agefis existem atualmente espalhados no Distrito Federal quase mil pontos irregulares de descarte de lixo e entulhos.

O SLU pede a população que não jogue resíduos em áreas públicas ou terrenos baldios e evite contratar serviços ou empresas que não garantam a destinação correta do resíduo. Quem for flagrado pela Agefis descartando resíduos irregularmente está passível de multas que varia de R$ 115 a R$ 11 mil, dependendo do local, a quantidade e o tipo de resíduo descartado. As denúncias podem ser efetuadas pelo telefone 162 ou pelo site da ouvidoria geral www.ouvidoria.df.gov.br.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153