Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/11/19 às 15h05 - Atualizado em 16/06/20 às 10h49

Coleta Seletiva Consciente

 

Coleta Seletiva Consciente é um projeto do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) em parceria com as Administrações Regionais do Distrito Federal que busca engajar a população na prática da coleta seletiva. A iniciativa integra governo e sociedade por meio de encontros de conscientização e ações de mobilização sobre o tema nas regiões administrativas. Criado em 2019, o CSC atua em 11 cidades (Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Park Way, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Plano Piloto, Ceilândia, Taguatinga, Brazlândia, Santa Maria, Guará e Cruzeiro).

 

As RA’s mais adiantadas são Plano Piloto, Núcleo Bandeirante, Ceilândia, Candangolandia e Taguatinga.

 

LEGISLAÇÃO

 

As Políticas Nacional de Resíduos Sólidos  (Lei 12.305/2010) e Distrital (Lei 5.418/2014) apresentam princípios, objetivos e instrumentos sobre gestão integrada e gerenciamento de resíduos sólidos.  Assim, as normas visam ao controle da poluição e a diminuição dos impactos ambientais por meio da articulação entre poder público e sociedade civil. De acordo com essas legislações, a educação ambiental é instrumento para o alcance dos objetivos. Além disso, o SLU tem a competência legal de promover e participar de projetos e programas de educação ambiental segundo as diretrizes nacionais e distritais.

 

AVANÇOS E DESAFIOS

 

O Governo do Distrito Federal (GDF) promove esforços contínuos para a melhoria da gestão integrada de resíduos sólidos. Em janeiro de 2017, houve a inauguração do Aterro Sanitário de Brasília (ASB), o primeiro da capital federal, localizado em Samambaia. Atualmente, a instalação recebe adequadamente todos os resíduos sólidos domiciliares do DF.

 

Um ano depois, o SLU, em parceira com outras pastas de governo, promoveu o fechamento do antigo Lixão da Estrutural (segundo maior do mundo na época). Hoje, grande parte dos catadores que atuavam no local está contratada pelo SLU via cooperativas, para trabalhar nas Instalações de Recuperação de Resíduos (IRR). Além disso, o espaço do antigo Lixão sedia a Unidade de Recebimento de Entulhos (URE), reservada ao recebimento de resíduos da construção civil.

 

Os avanços alcançados são importantes, mas não solucionam o desafio do gerenciamento de resíduos sólidos. Para isso, é essencial o engajamento de todos na coleta seletiva.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153