Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/11/19 às 15h05 - Atualizado em 9/03/21 às 15h34

Coleta Seletiva Consciente

 

O Programa Coleta Seletiva Consciente (CSC) do SLU parte do princípio de que a consolidação da correta gestão dos resíduos sólidos do DF passa pelo engajamento da população na coleta seletiva e esse desafio não será vencido sem a articulação integrada com as Administrações Regionais e lideranças populares e comunitárias. Assim, busca engajar a população na prática da coleta seletiva.

 

A iniciativa integra governo e sociedade por meio de fóruns de discussão e ações de mobilização sobre o tema nas Regiões Administrativas (RA). A principal característica do programa é o empenho para integrar as comunidades e empoderar representantes de diversas áreas, como moradores, catadores de materiais recicláveis, professores, alunos, produtores, comerciantes, entre outros.

 

Criado em 2019, o programa era realizado presencialmente até o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020. Desde então, foi reestruturado e a partir de julho, com o retorno gradual da coleta seletiva no DF, foi retomado de forma virtual. As primeiras RA participantes no novo formato foram Paranoá, Riacho Fundo I e Riacho Fundo II, que logo criaram seus Fóruns da Coleta Seletiva.

 

O Fórum da Coleta Seletiva é a principal atividade do programa e funciona como um espaço de troca de experiências e conhecimentos sobre a separação correta dos resíduos. Por meio dele também são planejadas e organizadas ações de mobilização para a coleta seletiva. As atividades incluem organização de cronograma de atividades de educação ambiental, mapeamento de pontos de coleta seletiva, criação de estratégias para incluir a coleta seletiva nos conteúdos escolares, verificação de locais para descarte de resíduos especiais, entre outras ações.

 

Outra estratégia de educação ambiental é a roda de conversa. No Riacho Fundo II, por exemplo, foi feito um bate papo sobre como separar o vidro, com presença da população local e equipe técnica do SLU. O objetivo da atividade é formar multiplicadores de conhecimentos sobre a separação correta do lixo.

 

 

 

O Programa hoje

 

Atualmente, 11 RA do DF participam do Programa Coleta Seletiva Consciente e já criaram Fóruns da Coleta Seletiva: Brazlândia, Ceilândia, Cruzeiro, Guará, Lago Norte, Lago Sul, Paranoá, Plano Piloto, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e Riacho Fundo II. Além disso, O programa está em processo de apresentação e implementação em outras sete cidades: Gama, Itapoã, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho II, Sudoeste/Octogonal e Varjão.

 

Resultados

 

Em 2020, o Programa Coleta Seletiva Consciente foi composto por 37 ações (fóruns, reuniões, mobilizações) e alcançou público estimado de 510 pessoas.

 

NOTÍCIAS
Fóruns Virtuais da Coleta Seletiva começarão neste mês no Riacho Fundo II e Paranoá

Paranoá e Riacho Fundo I criam Fórum Virtual da Coleta Seletiva

Nova edição do Fórum Virtual da Coleta Seletiva acontece no Riacho Fundo II

Coleta Seletiva Consciente chega ao Varjão

Lago Norte é mais uma cidade com Fórum da Coleta Seletiva

Programa Coleta Seletiva Consciente avança no Riacho Fundo II

Programa Coleta Coletiva Consciente estimula separação de resíduos no DF

Roda de Conversa sobre Lixo Zero une SLU e Riacho Fundo II

Guará e Cruzeiro no Fórum da Coleta Seletiva

 

 

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153