Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/08/15 às 20h57 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

Flash mob do SLU chega ao Pátio Brasil

Evento incentiva atitudes proativas relacionadas à limpeza urbana

Com o intuito de sensibilizar a população sobre a limpeza da cidade, foi realizado nesta sexta-feira (28), no Pátio Brasil Shopping, o segundo flash mob   aglomeração instantânea de pessoas em um lugar para promover ação inusitada e previamente combinada. Coordenada pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a ação contou com o apoio e participação de diversos órgãos, secretarias, instituições e organizações não governamentais.

 

O evento consistiu em deixar uma garrafa plástica no chão do shopping, próximo a uma lixeira. A primeira pessoa que passasse e descartasse corretamente o material era aplaudida por um grupo de aproximadamente 120 pessoas com viseira na cor laranja.

 

Moradora de Águas Lindas, a recepcionista Lucinete Ferreira, 26 anos, foi parabenizada pela atitude proativa. “As pessoas passaram e chutaram a garrafa. Pensei em pegá-la e colocá-la na lixeira, porque alguém poderia escorregar, cair e se machucar”, contou.

 

A estudante de Fisioterapia da Universidade de Brasília (UnB), Maria Tereza de Almeida, participou do flash mob como voluntária. “Observamos pessoas chutando a garrafa. Quando vimos uma cidadã descartar corretamente, percebemos que ainda existem aquelas preocupadas com a causa ambiental”, disse.

 

Segundo a gerente de Gestão Ambiental do SLU, Maria Fernanda Barbosa, o SLU tem trabalhado para que Brasília seja uma cidade limpa. “Iniciativas como essa chamam a atenção dos cidadãos para atitudes pessoais, com o objetivo de valorizar as ações positivas. Nossa intenção foi fazer esse apelo de uma forma divertida e chamativa”, afirmou.

 

Para a professora do curso de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB), Vanessa Cruvinel, a falta de conscientização é a base dos problemas ambientais. “Todos temos a responsabilidade sobre qualquer tipo de resíduo. A partir do momento em que começamos sensibilizar a população, ela se torna parceira das causas que precisamos enfrentar”, acrescentou.

 

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153