Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/05/15 às 18h11 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

Novas medidas para aumentar a segurança no Lixão do Jóquei

Acesso mediante apresentação de carteira de identidade ou com autorização do SLU

A partir desta terça-feira (26), catadores de material reciclável, empresas que prestam serviço no Lixão do Jóquei e pessoas que não trabalham no Serviço de Limpeza Urbana (SLU) terão de se identificar — com apresentação de carteira de identidade do DF — para ter acesso ao local. A medida é uma determinação da Instrução Normativa nº 36, de 25 de maio de 2015, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal de hoje. A regra não se aplica a estudantes, pesquisadores, visitantes e profissionais da imprensa, desde que autorizados pela autarquia.

Essa e outras restrições fazem parte de uma série de iniciativas que o SLU adotará para garantir as condições de segurança no Lixão do Jóquei e evitar acidentes. No sábado (23), um catador morreu no local. Depois disso, a execução de algumas ações que já vinham sendo discutidas foram adiantadas.

A entrada de pessoal será admitida somente pela portaria principal, e haverá registro de ingresso e saída de todos os catadores. Também estão proibidos o acesso e a circulação de caminhões com pessoas apoiadas na carroceria e a disposição de resíduos em lugar inadequado — nesse caso, haverá penalidade para quem infringir a norma. Alimentos vencidos ou prestes a vencer só poderão entrar no lixão se estiverem triturados ou não puderem ser consumidos. De acordo com o SLU, a medida visa evitar o consumo desse tipo de substância.

Frentes de trabalho
Para reduzir as situações de risco, implantaram-se três frentes de trabalho: máquinas e caminhões, catadores e movimentações de máquinas. Além disso, serão instaladas placas de sinalização e reforçados o cercamento da área e a proibição de entrada e permanência de crianças e adolescentes. No local, faixas e painéis informativos ajudarão na divulgação dessas ações.

Todas essas mudanças são resultado das atividades do grupo de trabalho constituído por órgãos e entidades do DF, no qual o SLU está inserido. Criada em abril deste ano, a equipe tem como finalidade elaborar e executar um plano de intervenção no Lixão do Jóquei, com o objetivo de encerrar a prática de atividades irregulares.

 

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153