Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/08/20 às 18h31 - Atualizado em 6/08/20 às 22h27

Paranoá e Riacho Fundo I criam Fórum Virtual da Coleta Seletiva

 

 

Em parceria com a equipe de mobilização social do SLU, as Administrações de Paranoá e Riacho Fundo I criaram nesta semana o Fórum Virtual da Coleta Seletiva. As definições ocorreram em encontros envolvendo representantes das partes, além de líderes comunitários, membros das cooperativas de catadores que atuam nas regiões (Recicla Mais Brasil, no Paranoá, e Coopere, no Riacho Fundo I), coordenadores das regionais de ensino, diretores de escolas, entre outros.

 

O Fórum, que nasce no contexto de retomada da coleta seletiva, busca multiplicar conhecimentos sobre a separação correta dos resíduos e mobilizar a comunidade para a prática. “É uma ação importantíssima. Estou muito satisfeito com essa iniciativa do SLU pois ela vem somar ao trabalho que já vem sendo feito pela Administração quanto a gestão de resíduos. O Paranoá quer estar na frente com relação a coleta seletiva e essa parceria é estratégica para isso”, afirma o Administrador do Paranoá, Sérgio Damaceno.

 

As atividades incluem organização de cronograma de atividades de educação ambiental, mapeamento de pontos de coleta seletiva, criação de estratégias para incluir a coleta seletiva nos conteúdos escolares, verificação de locais para descarte de resíduos especiais, entre outras ações. “Estamos nos aproximando cada vez mais das lideranças de quadra para melhorarmos a conscientização sobre a coleta seletiva. Isso é fundamental. A comunidade está respondendo bem e apoiando a iniciativa. Agora vamos focar especialmente na parte de divulgação”, explica o Diretor de Articulação da Administração do Riacho Fundo I, Airton Costa.

 

A diretora financeira da Cooperativa de Catadores Recicla Mais Brasil, Núbia Rodrigues, destaca o contexto oportuno da criação do Fórum e a importância da iniciativa. “A partir do Fórum podemos ampliar a divulgação da retomada da coleta seletiva e ter acesso a lideranças comunitárias, órgãos e instituições do Paranoá. Isso faz com que as informações sobre separação dos resíduos cheguem mais rápido à população. Fazer a coleta seletiva é muito importante. Todo o material que chega bem separado gera renda e sustento para os trabalhadores da nossa cooperativa”.

 

Planejamento dos Fóruns avança em 11 Regiões Administrativas

 

Brazlãndia, Itapoã, Lago Norte, Lago Sul, Riacho Fundo II, SIA, Samambaia, Santa Maria e São Sebastião estão em processo de discussão e planejamento e devem implementar seus Fóruns Virtuais da Coleta Seletiva futuramente.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153