Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/02/18 às 1h08 - Atualizado em 17/10/19 às 9h40

Resíduos Especiais

Eletroeletrônicos, lâmpadas fluorescentes e medicamentos vencidos são exemplos de resíduos que podem ser altamente contaminantes para o meio ambiente se descartados junto com o lixo comum. Estes resíduos devem ser levados para pontos de coleta no comércio.

 

Antes de descartar, verifique se é possível doar o equipamento para reutilização. Instituições de assistência social ou de inclusão digital podem se interessar em consertar o equipamento.
 
O SLU não se responsabiliza pela qualidade e continuidade dos serviços, mas incentiva a divulgação de tais iniciativas.

 

O SLU não recebe resíduos eletro-eletrônicos:

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010, art. 33) estabelece que a destinação adequada de produtos eletroeletrônicos e seus componentes é de responsabilidade dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, independentemente do serviço público de limpeza urbana.

 

Pneus

O texto da Política Nacional de Resíduos Sólidos também considera os pneus como resíduos “especiais”. A destinação adequada desses materiais é de responsabilidade dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.

 

Mesmo não sendo responsável por essa demanda, o SLU, preocupado com a saúde pública do DF, recolhe os pneus descartados irregularmente em áreas públicas e os mantém, provisoriamente, nos núcleos de limpeza do Gama, de Planaltina, Sobradinho e do Recanto das Emas, bem como no Complexo Norte, situado no Setor de Áreas Isoladas Norte. Nesses locais, o cidadão pode entregar pneus que queira descartar.

SLU - Governo de Brasília

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153