Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/09/17 às 18h38 - Atualizado em 29/10/18 às 17h27

Reunião do Conlurb empossa conselheiros e cria GT para mudança de regimento

A 22ª reunião do Conselho de Limpeza Urbana (Conlurb), realizada nesta terça-feira (5), reuniu seus representantes e empossou os dez novos membros eleitos no início do mês passado. O andamento da conclusão do Plano Distrital de Saneamento Básico (PDSB) e do Plano Distrital de Gestão de Resíduos Sólidos (PDGIRS) também foi pauta, além da instauração do Grupo de Trabalho (GT) para mudança do regimento interno.

Depois da posse dos novos conselheiros, o diretor-presidente do SLU, Silvano Silvério, informou que, com a nova composição do conselho, o Regimento Interno do Conlurb poderia ser novamente apreciado.

“O atual regimento interno do Conlurb foi aprovado há dois anos. Já está na hora de rever alguns pontos para sua melhor condução e para isso precisamos criar um grupo de trabalho”, disse Silvério.

Ficou definido, então, um GT composto por titulares e suplentes dispostos da seguinte maneira:

Sociedade civil

  • José Antônio (Associação de Moradores de Águas Claras)
  • Maria Eneide (Associação Recicle a Vida)
  • Gustavo Noleto (Comitê para Democratização da Informática)
  • Francisco Javier Contreiras (UNB)

Governo

  • Adriana Moreira (Agefis)
  • Luiz Valdo Ferreira (Casa Civil)
  • Gustavo Paranhos (Secretaria de Agricultura)

O SLU também representará o governo nesse GT como suplente da Agefis. Ficou estabelecido um prazo de 60 dias para o grupo apresentar uma nova proposta.

PDSB e PDGIRS

O PDSB abrange o futuro para os próximos 20 anos para o abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos urbanos, manejo das águas pluviais e drenagem urbana.

O PDGIRS trata não somente de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos urbanos, como, também, todos os outros novos resíduos como os da construção civil, de saúde e logística reversa.

A conclusão dos dois planos está prevista para daqui há 15 dias. Os produtos poderão ser conferidos no endereço: planodesaneamentodf.com.br.

Compromisso Por Brasília

Para finalizar a reunião, Silvano Silvério também explicou a importância do papel do grupo de trabalho “Compromisso Por Brasília” no processo de desativação do “lixão da Estrutural”.

“Eles precisam elaborar diretrizes e acompanhar todo o trabalho para garantir que o aterro não se torne outro lixão ao longo do tempo, independentemente desta gestão”, afirmou.

O grupo está elaborando um relatório que será apresentado no seminário organizado pelo SLU, previsto para acontecer dia 26 de outubro.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153