Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/10/20 às 12h20 - Atualizado em 22/10/20 às 15h30

Seminário – Lixo Zero

 

O Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) apresenta seu sexto seminário virtual, com o tema “Lixo Zero – Boas práticas na gestão de resíduos sólidos”.

 

Essa edição tem o objetivo de discutir os métodos, soluções e desafios da implementação da filosofia de “ser lixo zero”.

 

O evento ocorre dia 29 de outubro de 2020, às 16 horas, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do SLU no Youtube e é aberto à participação dos interessados, que poderão enviar perguntas e interagir com os palestrantes em tempo real por meio do chat da plataforma.

 

O seminário virtual conta com a participação de Luana Andrade – Engenheira Ambiental e formada em Gestão de Resíduos Sólidos, Daniel Maia Vieira –  Auditor Federal do Controle Externo do TCU e síndico do Condomínio Mondo (Setor Noroeste de Brasília, quadra 103, Bloco H) e Vilmar Simion Nascimento – fundador e coordenador da Organização da Sociedade Civil Programando o Futuro.

 

Sobre os palestrantes:

 

Luana Andrade, 30 anos, mora no vilarejo de Caraiva, na Bahia. Formou-se em Engenharia Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos. Já atuo na área de construção civil, licenciamento, gestão, educação ambiental e implementação de coleta seletiva na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca de Búzios. Foi selada pela Shell Iniciativa Empreendedora com plano de negócio para Gestão de Resíduos Eletrônicos. Participou do YIP (Youth Initiative Program) com formação em empreendedorismo social na Suécia, morou na comunidade Inkiri Piracanga Brasil e realizou trabalho voluntário no Nepal. Participou da Missão Lixo Zero na Itália e logo após integrou ao time da Juventude Lixo Zero. Atualmente trabalha com projetos socioambientais de desenvolvimento sustentável e fortalecimento das comunidades indígenas Pataxó através do Conselho Comunitário e Ambiental de Caraiva, Festival Novo Mundo e Coletivo Semear. Acredita que Lixo Zero é um movimento e ferramenta de transformação que através da educação ambiental e ações práticas impulsiona a preservação dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida para as gerações futuras.

 

 

Daniel Maia Vieira, 37 anos, casado, pai de suas filhas (2e 5 anos), natural de Recife/PB, morador de Brasília/DF desde 2001 e do Noroeste desde 2018, onde é atualmente síndico do Condomínio Mondo na 103, Bloco H. Pós-graduado em Controle da Regulação pelo Instituto Serzedello Corrêa (ISC/TCU), Graduado em Relação Internacionais pela Universidade de Brasília e Graduando em Direito pelo Centro Universitário de Brasília. Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União desde 2008, atualmente assessor do Ministro Presidente, onde também já ocupou as funções de Secretário, Diretor e Assessor na Secretária de Fiscalização de Infraestrutura de Energia. Entre 2006 e 2008, exerceu o cargo de Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União.

 

 

 

Vilmar Simion Nascimento nasceu em Foz do Iguaçu/PR, morador de Valparaíso de Goiás há 29 anos. É tecnólogo em Marketing, Design Gráfico, fundador e coordenador da Organização da Sociedade Civil Programando o Futuro. Participou da equipe de programas de inclusão digital, como ESTAÇÕES DIGITAIS com a Fundação Banco do Brasil e TELECENTROS.BR com o Ministério das Comunicações. Atuou na elaboração de conteúdos pedagógico, concepção de projetos estruturantes e sustentáveis, consultor da Unesco e ainda na elaboração da Política de Inclusão Digital do Governo Federal. Em 2014 recebeu o título de Cidadão Honorário de Valparaíso de Goiás. Em 2016 foi vencedor o Prêmio ATN de Empreendedorismo na categoria Personalidade do Ano. Em 2017 recebeu da ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS o reconhecimento por seu trabalho como a melhor solução para tratamento de lixo eletrônico do mundo, numa relação sociedade civil e governo, em cerimônia aconteceu em Accra, capital de Gana, na África.

 

 

 

 

Para participar do seminário online, basta enviar um e-mail para ambiental.slu@gmail.com para receber aviso sobre o início do evento, ou acessar nosso canal oficial às 16 horas do dia 29 de outubro.

 

 

Perdeu as edições anteriores de nossos seminários virtuais? Confira tudo o que já aconteceu por aqui:

 

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153