Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/04/21 às 17h01 - Atualizado em 19/04/21 às 12h02

Seminário virtual do SLU apresenta Campanha Cartão Verde

Evento transmitido no canal do SLU no Youtube manteve boa audiência

 

ASCOM SLU

 

 

O SLU realizou, na última quarta-feira (14), seu sétimo seminário virtual, com o tema Campanha Cartão Verde – Como mobilizar a população para a coleta seletiva no DF. O objetivo do evento foi apresentar como funciona a campanha, criada pelo SLU para incentivar a coleta seletiva no DF, desde sua concepção até o impacto no cotidiano dos catadores de materiais recicláveis. Ele foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do SLU no Youtube e manteve boa audiência, com mais de uma centena de visualizações e cerca de 30 espectadores simultâneos.

 

O seminário foi mediado pelo Gestor de Resíduos Sólidos do SLU Vitor Pantoja e contou com a participação de Luana Sena, Coordenadora de Mobilização Social do SLU; José Ribamar Carvalho, Subsecretário de Fiscalização de Resíduos do DF Legal; Lúcia Nascimento, Presidente das Cooperativas Vencendo Obstáculos e COORACE; e José Lúcio Lopes, Gerente de Limpeza da Regional Centro Norte do SLU.

 

As estratégias de mobilização social, a atuação dos órgãos públicos e os desafios de quem trabalha com a coleta seletiva foram debatidos pelos convidados. Eles apresentaram diferentes visões sobre a importância da campanha Cartão Verde. Luana Sena abordou os principais métodos e resultados da campanha. “A partir da campanha, vários moradores e síndicos de condomínios nos procuram com vontade de melhorar a coleta seletiva na sua casa ou região. A ideia é essa: estimular e apoiar as pessoas para que façam a coleta seletiva cada dia melhor”, destacou.

 

O Subsecretário de Fiscalização de Resíduos do DF Legal, José Ribamar Carvalho, explicou a atuação do órgão parceiro do SLU na campanha. “Nós notificamos o morador ou condomínio só quando é realmente necessário, pois o intuito da campanha é educar e não punir. Quando temos que entrar em ação, nós fazemos uma notificação preliminar e depois rapidamente solucionamos o problema”, disse.

 

A Presidente das Cooperativas Vencendo Obstáculos e COORACE, Lúcia Nascimento, falou sobre o impacto da campanha para os catadores e trouxe um pouco do cotidiano da categoria que atua na linha de frente da coleta seletiva. “A campanha Cartão Verde é muito importante para nós, catadores, porque quando o cidadão recebe o cartão verde, amarelo ou vermelho, ele realmente fica impactado e busca, ou continuar fazendo bem a coleta seletiva, ou mudar de comportamento. Ainda temos um longo caminho pela frente, mas a campanha vem nos ajudando bastante”, explicou.

 

De acordo com José Lúcio Lopes, Gerente de Limpeza da Regional Centro Norte do SLU, houve aumento na qualidade da coleta seletiva desde o início da campanha. “Especialmente nas regiões onde há coleta porta a porta a gente nota uma melhora significativa. Nos locais com mais moradias verticais, como prédios, em que há compartilhamento de contêiner de resíduos, há mais desafios e precisamos intensificar a campanha”, pontuou.

 

O vídeo com a transmissão do seminário virtual está disponível em nossa página do Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=lo2mQJC_TuU

 

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153