Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/12/20 às 10h53 - Atualizado em 21/12/20 às 13h21

SLU conclui terceira etapa da campanha Cartão Verde

Objetivo é promover a conscientização de moradores sobre a importância da correta separação de resíduos

MARIAMA MORENA, ASCOM SLU

 

Iniciada em setembro deste ano, a campanha Cartão Verde teve sua terceira etapa concluída com sucesso. Foram 1.408 cartões verdes, vermelhos e amarelos aplicados nas regiões de Taguatinga, Águas Claras e Asa Norte.

 

A campanha já passou por oito regiões administrativas (a primeira e segunda etapa foram realizadas em Ceilândia, Gama, Noroeste, Recanto das Emas e Sudoeste), aplicando um total de 4.203 cartões para avaliação da qualidade da coleta seletiva feita pelos moradores do DF.

 

A ideia da campanha, realizada pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), é promover a conscientização de moradores sobre a importância da correta separação de resíduos para a reciclagem. Receberam cartão verde aquelas residências e condomínios que colocaram a maior parte de resíduos de recicláveis.

 

Aqueles que ainda misturavam secos e orgânicos, cartão amarelo. Já o cartão vermelho foi para quem não fez nenhum tipo de separação. A ideia dos cartões foi inspirada na aplicação das penalidades no esporte.

 

Cada região administrativa foi avaliada por três semanas consecutivas. Segundo as regras da campanha, a residência ou condomínio que acumular três cartões vermelhos, recebe uma notificação do DF Legal e, persistindo na atitude incorreta, pode ser multado.

 

A terceira etapa da campanha, encerrada na última semana, mostrou que a maioria dos moradores de Águas Claras, Asa Norte e Taguatinga estão fazendo a separação correta, mas muitos ainda precisam melhorar. Foram 832 cartões verdes, 384 amarelos e 192 vermelhos. Para quem recebeu três cartões verdes, haverá a entrega de um certificado de reconhecimento pela correta atitude.

 

De acordo com a coordenadora de Mobilização do SLU, Luana Sena, o objetivo principal da ação é a conscientização. “O nosso objetivo não é notificar, mas promover a mudança de hábito não só da separação adequada, mas também da disposição desses resíduos nos dias e horários corretos, para garantir que esse material vá chegar nas mãos dos catadores de materiais recicláveis”.

 

O encerramento da terceira etapa marca a conclusão da campanha neste ano de 2020. Novas regiões serão avaliadas a partir de 2021.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153