Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/10/20 às 19h03 - Atualizado em 20/10/20 às 9h27

SLU e DF Legal juntos contra o descarte irregular de entulhos

Servidores foram a campo para colocar em prática treinamento para uso do sistema de monitoramento

Mariama Morena/Ascom SLU

 

Técnicos da Diretoria de Gestão e Modernização Tecnológica do SLU estão em campo com agentes do DF Legal para colocar em prática o treinamento para uso do sistema que monitora caçambas e empresas transportadoras de entulho no DF, o e-rcc. No primeiro dia de operação prática, três caçambas e um caminhão foram autuados pelo órgão de fiscalização.

 

A ação é resultado de uma parceria entre SLU e DF Legal para uso do sistema de monitoramento. No início da semana, servidores do SLU apresentaram a ferramenta para os agentes de fiscalização. A partir desta quinta-feira (15) teve início a parte prática, nas ruas do DF.

 

“A ideia foi verificar in loco as possíveis dificuldades dos agentes e também apontar melhorias, recursos que eles possam precisar e que ainda não estão disponíveis, mas que podemos desenvolver”, explicou o diretor de Gestão e Modernização Tecnológica do SLU, André Pimenta.

 

Sobre o e-rcc

 

Desenvolvido pela equipe de tecnologia do SLU, o e-rcc é um sistema on-line que monitora 18.439 caçambas e 607 empresas transportadoras de entulho no DF. Essas empresas são obrigadas a se cadastrar no SLU e a emitir um CTR (Controle de Transporte de Resíduos) para cada caçamba carregada. Esse documento só recebe baixa no sistema quando há o descarte correto na Unidade de Recebimento de Entulhos (URE), localizado na Estrutural.

 

Se o caminhão não levar a carga para lá, será preciso comprovar que a descarga foi feita em algum ponto legal – caso contrário, a empresa poderá ser multada. Os agentes do DF Legal vão poder utilizar o sistema constantemente, já que ele permite também verificar, na hora, se qualquer caçamba estacionada no DF possui o CTR ou se é clandestina. Com isso, o DF Legal pode programar sua ação para notificar os infratores.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153