Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/06/20 às 12h25 - Atualizado em 29/06/20 às 9h11

SLU integra campanha Continue Acertando na Gestão dos seus Resíduos

Campanha incentiva população a cuidar dos seus resíduos durante a Pandemia

 

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) é um dos parceiros da campanha que será lançada nesta terça-feira (23), no DF, com o objetivo de incentivar a população a fazer melhor a gestão dos resíduos. Secretaria de Meio Ambiente e de Comunicação, além da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (ADASA) são outros órgãos que participam da ação que será divulgada nas redes sociais dessas instituições.

 

Com o lema: Reduza, Reaproveite, Recicle e Continue Acertando na Gestão dos seus Resíduos, a iniciativa faz parte das comemorações do mês alusivo ao Meio Ambiente e vai divulgar orientações práticas sobre como manter bons hábitos de gestão de resíduos em residências, incluindo o descarte durante a pandemia da COVID-19; dicas de não geração; redução; reaproveitamento; reciclagem e separação de resíduos para coleta seletiva (limpeza, tipos de resíduos) e; descarte de resíduos especiais.

 

A campanha vai divulgar vídeos curtos e educativos, além de cards. A novidade é que os servidores dos órgãos envolvidos vão passar as mensagens mostrando como fazem a gestão dos resíduos gerados em suas residências. Em teletrabalho, cada um gravou suas próprias dicas.

 

Para o presidente do SLU, Edson Duarte, o momento atual é uma oportunidade de mudança de hábitos. “Este momento tão difícil que estamos passando é uma oportunidade para repensarmos a nossa relação com o meio ambiente. A forma como consumimos, descartamos e destinamos os nossos lixos dizem muito sobre o quanto somos civilizados. Qualquer solução viável para a questão da geração de resíduos passa pela participação de todos”, declarou.

 

O objetivo da ação, é fortalecer a gestão adequada dos resíduos feita pelos cidadãos brasilienses em suas residências. Incentivando, assim, a manutenção de bons hábitos de redução, reaproveitamento e reciclagem adquiridos pela população ao longo dos anos e que não devem ser descartados em momentos de crise como a atual situação.

 

SEGURANÇA PARA OS CATADORES

 

Além da preocupação com a separação dos resíduos, a campanha também vai alertar cidadãos sobre cuidados sobre a forma correta de acondicionamento desses resíduos, para garantir a segurança e saúde dos catadores.

 

Utilizar sacos plásticos resistentes, preenchê-los até dois terços de sua capacidade e colocá-lo dentro de um segundo saco descartável bem fechado, para impedir a exposição dos resíduos, são algumas das orientações recomendadas.

 

LEMBRE-SE

 

Resíduos recicláveis secos: papéis, papelões, plásticos, metais, isopor e embalagens longa vida.

 

Resíduos orgânicos: papéis sujos ou engordurados, restos de comida, cascas de frutas/verduras, palitos de picolé e outros resíduos de madeira assemelhados, filtros de café e chá, borra de café, restos de folhas.

 

Rejeitos: papel higiênico, absorventes íntimos, fraldas descartáveis, entre outros

SLU - Governo de Brasília

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153