Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/08/15 às 15h34 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

SLU promove flash mob na Rodoviária do Plano Piloto

Iniciativa no Dia Mundial da Limpeza Urbana buscou valorizar atitudes positivas da população em relação ao lixo

Quem passou pela Rodoviária do Plano Piloto nesta manhã de quinta-feira (27) foi surpreendido por um flash mob — aglomeração instantânea de pessoas em um lugar para promover ação inusitada e previamente combinada — coordenado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). O movimento visa a conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância de manter as ruas limpas no Dia Mundial da Limpeza Urbana, 27 de agosto.

O evento consistiu em deixar uma garrafa com água jogada no chão do terminal próximo a uma lixeira. A primeira pessoa que passasse e jogasse o material no lixo era aplaudida por um grupo de aproximadamente 70 pessoas com viseira na cor laranja e que corriam em direção do benfeitor.

De acordo com a gerente de Gestão Ambiental do SLU, Maria Fernanda Barbosa, a ideia é chamar a atenção e mobilizar as pessoas de uma forma divertida, valorizando as atitudes positivas. Há um cronograma de flash mobs em outros locais, mas isso não deve ser divulgado para não estragar a surpresa.

O primeiro a ser parabenizado pela atitude foi o cozinheiro João Rodrigues Silva, de 21 anos: “Tenho sempre o costume de pegar o jogar no lixo se encontro algo pelo caminho”, contou. “O que é lixo é no lixo e não nas ruas.”

Para a diretora-geral do SLU, Kátia Campos, a população pode contribuir com a iniciativa ao separar os materiais secos dos úmidos e colocá-los corretamente no dia da coleta, e, sobretudo, não jogar lixo em locais inadequados. “Queremos que Brasília se transforme na cidade mais limpa do Brasil”, afirmou a diretora.

A ação teve apoio e participação de diversos órgãos, secretarias, instituições e organizações não governamentais, como a Agência de Fiscalização do DF, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, a Secretaria do Meio Ambiente, o Instituto Brasilia Ambiental, a Universidade de Brasília e o Movimento Nossa Brasília.


SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153