Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/07/16 às 20h02 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

SLU seleciona voluntários para coleta seletiva nos Jogos Olímpicos

Portal do Voluntariado recebe inscrições para atuar na coleta seletiva

O Portal do Voluntariado cadastra cidadãos interessados em realizar trabalhos não remunerados em ações sociais, e agora podem inscrever colaboradores com idade mínima de 18 anos para as Olimpíadas. Quem quiser atuar na orientação da coleta seletiva junto aos torcedores, são ofertadas 128 vagas. 

Os selecionados irão trabalhar no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha de 4 a 13 de agosto. Dos 64 voluntários por jogo, 14 atuarão na área externa e serão responsáveis pela orientação dos torcedores sobre a coleta seletiva, os 50 restantes estarão na parte interna, próximos aos pontos de venda de alimentos e bebidas, relembrando os torcedores a separar os resíduos corretamente. Todo o material coletado será destinado às cooperativas de catadores de materiais recicláveis, gerando renda para essas pessoas, o que torna o papel dos voluntários importante neste evento.

Para participar basta entrar no projeto e se candidatar, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) entrará em contato com os inscritos, a fim de identificar em qual vaga o candidato pretende seguir, mobilidade ou coleta seletiva, essa última receberá treinamento específico. O voluntário deverá ter disponibilidade para participar de uma das turmas de treinamento (28/7 tarde e 29/07 manhã) e atuar em todos os dias de jogos em um dos turnos (à exceção dos dias 12 e 13 em que terá um único turno e o voluntário poderá optar por um dos dias).

Os inscritos atuarão durante seis horas diárias nos dias dos jogos, com direito a certificados. Para a chefe da Assessoria de Gestão Ambiental do SLU (Asgam), Maria Fernanda Teixeira, o trabalho é uma oportunidade para melhorar a coleta seletiva no Distrito Federal. “Esperamos fazer uma Olimpíada sustentável. Considero importante ter voluntários que conversem com as pessoas, para que todos entendam e aprendam a separar os resíduos”, afirma. Segundo Maria Fernanda, esse hábito facilita o trabalho das cooperativas de catadores de materiais recicláveis. 

Para se inscrever o candidato precisa entrar no Portal do Voluntariado até o dia 22/07 http://www.portaldovoluntariado.df.gov.br/ ir na opção Projetos/Ações do Governo, escolher a opção Meio Ambiente e se cadastrar em “Voluntários Olimpíadas Rio 2016 – Mobilidade e Coleta Seletiva”.

Divulgação site1

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153