Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/05/16 às 14h13 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

SLU, Sustentare e UCB unem-se para alfabetizar garis

Varredores e coletores passarão nove meses em sala de aula e depois serão encaminhados à rede pública

 

Varredores e coletores da Sustentare Saneamento, empresa responsável pela limpeza pública urbana de 19 Regiões Administrativas do Distrito Federal, iniciaram curso de alfabetização com metodologia e orientação da Universidade Católica de Brasília (UCB). O Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU/DF) viabilizou que os alunos estudassem durante o horário de trabalho e autorizou que o auditório do Distrito de Limpeza Sul – localizado na Avenida das Nações, L4 Sul  fosse utilizado como sala de aula.

 

Levantamento do Departamento Pessoal da Sustentare aponta que dos 2.500 garis da empresa, cerca de 60% são analfabetos ou não concluíram o ensino primário. “Além de proporcionar uma vida mais digna, a alfabetização é muito importante para aumentar o engajamento dos funcionários, as chances de promoção e diminuir os riscos de acidentes”, afirma Adilson Martins, presidente da Sustentare.

 

Segundo a diretora-presidente do SLU, Kátia Campos, iniciativas como esta valorizam o trabalhador. “A maioria dos alunos não teve a oportunidade de estudar quando criança. Agora eles terão a chance de descobrir um mundo novo e cheio de oportunidades, possibilitando a eles se recolocarem dentro da sociedade e profissionalmente”, destaca a diretora.

 

Foram criadas duas turmas com 40 alunos ao todo.  A turma A tem 23 estudantes e funciona terças e quartas-feiras das 14h às 15h20. A Turma B tem 17 alunos e ocorre as quintas e sextas-feiras, no mesmo horário. As aulas tiveram início no dia 8 de março.

 

A metodologia do curso foi desenvolvida pela UCB, por meio do projeto filantrópico “Alfabetização Cidadã”, que atende jovens e adultos não alfabetizados. As professoras Williani Carvalho e Amanda Teles são funcionárias da Sustentarefizeram o curso de capacitação de educador promovido pela universidade. “Todas as sextas-feiras temos reuniões pedagógicas com a coordenação onde falamos sobre a evolução e as dificuldades encontradas. A partir daí nasce o planejamento das aulas seguintes, que são lúdicas e envolvem a realidade vivida por eles”, explica Williani Carvalho, que também é coordenadora de projetos da Sustentare.

 

O curso de alfabetização terá duração de nove meses e carga horária de 270 h/a.  Após a conclusão, os alunos participarão de formatura promovida pela UCB, com o apoio da Sustentare, e serão encaminhados à rede pública de ensino.

 

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153