Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/07/19 às 17h06 - Atualizado em 23/07/19 às 17h06

TCDF avalia em 100% satisfatório o Índice de Transparência Ativa do SLU

 

LUANA LEMES/ASCOM SLU

 

A Auditoria Integrada do Tribunal de Contas do DF (TCDF) emitiu semana passada o parecer da avaliação do Índice de Transparência Ativa (ITA) das entidades integrantes da Administração Indireta do Distrito Federal. O SLU foi uma das 25 entidades avaliadas e obteve 100% de satisfação.

 

Essa constatação começou em 2017, quando auditores externos do TCDF fizeram o que  chamam de “usuário oculto”, simulando situações reais para busca de informações e atendimento no âmbito da limpeza urbana.

 

“Na Transparência Ativa os auditores buscaram as informações públicas no site do SLU. Já na Transparência Passiva entraram no sistema de informação ao usuário, que é a Lei de Acesso à informação, e comprovaram o grau de excelência na qualidade e prazo de resposta”, explicou o Ouvidor do SLU, Bruno Marques.

 

O TCDF também pediu informações a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) quanto ao volume de solicitações não respondidas pelo SLU. “A CGDF registrou que o SLU não tem pedidos sem respostas nos últimos exercícios e que todas as informações de transparência foram atendidas pelo órgão, portanto, mandaram arquivar o processo”, disse Marques.

 

É atribuição do TCDF realizar essa auditoria, a cada ano, em um segmento do governo e quando esse índice transparência não é correspondido, o processo segue em andamento. “Existem alguns parâmetros previstos na Lei Complementar 840, vinculados a Lei 4990, que é a Lei de Acesso a Informação, que o servidor responde. No caso do SLU, responderia o Ouvidor, a autoridade de monitoramento (Auditor Interno), o servidor que detém a informação e o diretor-presidente. Se a informação existir e ela não for fornecida essas quatro pessoas respondem”, explicou.

Depois dessa avaliação positiva, cabe ao SLU apenas agradecer o envolvimento de todas as áreas na resolubilidade das solicitações e continuar prestando seus serviços cada vez mais com transparência e eficiência.

 

 

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153