Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/02/21 às 18h28 - Atualizado em 11/02/21 às 13h59

Usina de compostagem do P Sul comemora 35 anos

Parte da produção é doada para agricultores do DF

Luana Lemes/Ascom

 

 

A Usina de Tratamento Mecânico Biológico do SLU (UTMB) completa nesta sexta-feira, 05 de fevereiro, 35 anos. Localizada no P Sul, a unidade recebe os resíduos da coleta convencional de Taguatinga, Ceilândia e Samambaia que passam por processo de triagem de material reciclável e tratamento para a produção do composto orgânico.

 

No ano passado, cerca de três mil toneladas de composto orgânico foram produzidas mensalmente na UTMB e que, somando-se à produção da usina da Asa Sul, ultrapassaram cinco mil toneladas por mês.  Também em 2020, o SLU conseguiu o feito inédito de doação de mais de 20 mil toneladas de Composto Orgânico de Lixo (COL), um aumento superior a 25% em relação a 2019, quando foram doadas cerca de 15 mil toneladas.

 

Produtores rurais do DF e dos municípios que compõem a Ride têm direito à cota de 90 toneladas/ano, com demanda comprovada por recomendação técnica da Emater-DF.

 

Como solicitar

 

A solicitação pode ser feita diretamente na Tesouraria, localizada na sede do SLU: SCS Qd. 08 ed. Venâncio Shopping, Bloco B-50, 6º andar. É necessário que os produtores apresentem duas vias da recomendação técnica emitida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater/DF), mediante apresentação da Declaração de Aptidão ao PRONAF – DAP ou carteirinha de produtor rural familiar em validade.

 

O interessado terá o prazo de até 90 (noventa) dias, a contar da data de compra ou doação, para retirar o composto orgânico, conforme o Decreto nº 35.166, de 14 de fevereiro de 2014. Endereço para retirada do composto: QNP 28, Área Especial, s/n, Setor P Sul. (Telefone: 3376-1043).

Confira alguns dados relevantes do trabalho realizado na Usina:

– Atualmente a Usina de Triagem e Compostagem da Ceilândia tem a maior operação de tratamento de matéria orgânica oriunda de resíduos sólidos urbanos da América Latina.

 

– 6 mil toneladas de resíduos vão para compostagem mensalmente.

 

– Esse composto tem impacto social direto na agricultura familiar.

 

– Além disso, a operação da usina impacta diretamente e positivamente o meio ambiente, deixando de emitir 5886 toneladas de CO² por mês na atmosfera, o que equivaleria ao plantio de mais de 42 mil árvores/mês.

 

Para informações adicionais, acesse: http://www.slu.df.gov.br/compostagem/

 

 

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153