Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/11/15 às 19h08 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

Vem Saber aborda Aterro Sanitário Oeste

Penúltima capacitação de 2015 traz engenheira responsável pelas obras 

A XXII Edição do Vem Saber convidou a engenheira civil e ambiental Luciana Soares Nogueira para apresentar as obras no Aterro Sanitário Oeste (ASO), localizado entre Samambaia e Ceilândia. A especialista foi contratada pelo Consórcio GAE/Construrban/DBO – responsável pela construção e operação da célula de aterramento de rejeitos. 

Durante a palestra, Luciana explicou a diferença entre lixão e aterro sanitário. “O primeiro é o despejo de resíduos a céu aberto sem medidas de proteção do meio ambiente e saúde. O segundo pode ser conceituado como uma técnica de disposição de resíduos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública, minimizando os impactos ambientais”, esclareceu.   

O aterro sanitário também pode ser definido como um método que utiliza princípios de engenharia para confinar resíduos sólidos dentro da menor área e para isso beneficia ou trata os resíduos sólidos produzindo o menor volume possível. “Além disso, os resíduos sólidos depositados em aterros sanitários são cobertos com uma camada de terra ao final da jornada ou a intervalos menores, com o objetivo de evitar a proliferação de vetores”, complementou Luciana. 

Para a engenheira, a concepção sobre o que é um aterro sanitário precisa ser trabalhada junto à comunidade. “Creio que ainda falta conhecimento por parte da população. Apresentando como se faz a operação de um aterro sanitário, suas vantagens e os controles ambientais para não ter contaminação, haverá um melhor entendimento sobre o assunto”, afirmou. 

Servidor do SLU há 25 anos, Pedro Lopes esteve presente no Vem Saber. “Possuía um breve conhecimento sobre aterro. Na apresentação de hoje, pude me atualizar e esclarecer minhas dúvidas”, disse. Pedro trabalha na Coordenação de Limpeza Urbana Sul e faz questão de participar das palestras. “Considero excelente essa capacitação”, comentou.   

 

 

 

 

 

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153