Desde o início da pandemia da Covid-19, há mais de um ano atrás, o SLU é considerado serviço essencial que se mantém ininterrupto mesmo com as restrições impostas à nossa sociedade para o enfrentamento da doença. Mas o que isso quer dizer?
Antes de mais nada, é preciso entender que qualquer situação de saúde pública passa também por questões sanitárias. Dessa forma, o setor de resíduos sólidos colabora significativamente com o país neste momento de epidemia da Covid-19.
É a partir de ações de sanitização de logradouros públicos e limpeza e desinfecção de áreas públicas de grande circulação que se iniciam ações efetivas no controle e prevenção de doenças contagiosas, como serviços feitos em áreas como rodoviárias, hospitais, centros de detenção e área central do DF, como o Setor Comercial Sul, que se garante um ambiente mais seguro para a circulação essencial da população.
Além disso, o setor de limpeza urbana é responsável por manter centenas de milhares de empregos em um cenário de desemprego nacional, além de garantir a continuidade da prestação de serviço que se mostram fundamental para a saúde pública, e nesse sentido falamos também da coleta de resíduos domiciliares.
Muitos lares, ao longo desses últimos meses, foram acometidos pela doença, com moradores e familiares enfrentando a doença em isolamento domiciliar. O SLU, pensando na importância da saúde coletiva, além de instituir protocolos específicos de coleta e triagem para o momento, distribuiu informativos sobre o descarte correto de resíduos domiciliares em residências com pessoas contaminadas (leia aqui), seja por meio de meios digitais, como também por redes sociais e mobilização social. Essa foi e ainda deve ser uma preocupação coletiva com a população do DF, garis, catadores e toda a cadeia de profissionais que lida com resíduos e que tentamos proteger nesse momento delicado do país, com atitudes compartilhadas de ações corretas por parte de todos os envolvidos na sociedade.
Internamente, o SLU também luta em manter constante monitoramento da doença entre trabalhadores de resíduos sólidos, em busca de garantir a segurança de todos. Exemplo disso é a parceria feita entre a autarquia, Universidade de Brasília e Secretaria de Saúde do DF. A iniciativa busca também orientar e, caso necessário, encaminhar os trabalhadores de resíduos sólidos aos serviços de saúde, de acordo com suas necessidades (Para saber mais sobre o projeto, clique aqui).
Trata-se, portanto, de ações constantes e continuadas de prevenção, de evitar que os problemas que a população vive se agravem ainda mais. É o SLU protegendo como protagonista a vida da população do Distrito Federal durante o maior problema de saúde pública enfrentada pelo país.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153