A poucos dias do encerramento das atividades do segundo maior lixão do mundo, o Aterro Sanitário de Brasília (ASB) comemorou aniversário de um ano, nesta quarta-feira (17). O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) fez o balanço do primeiro ano de existência. Doze mil viagens de caminhão transportaram até o local aproximadamente 260 mil toneladas de rejeitos que foram enterrados adequadamente no aterro.
Desde sua inauguração, o ASB passou a receber um terço das 2.700 toneladas de lixo coletados diariamente pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), uma média de 21 mil toneladas por mês. A área destinada ao aterramento de rejeitos tem 320 mil m2, do total de 760 mil m2 do terreno. O ASB tem capacidade para receber 8,13 milhões de toneladas de lixo, com uma vida útil estimada de 13 anos.
A partir de 20 de janeiro, com o encerramento das atividades do Aterro Controlado do Jóquei todo o lixo domiciliar coletado diariamente no DF, irá para o Aterro Sanitário. O SLU, além de se orgulhar desse marco histórico, também comemora o sucesso de um ano de inauguração do ASB.
“Encerrar as atividades do antigo lixão e, ao mesmo tempo, comemorar o aniversário de um ano do aterro sanitário, nos enche de orgulho. Tudo isso representa um avanço na gestão de resíduos sólidos na capital do país e a coragem do governo de assumir e cumprir esse compromisso com a população”, disse Kátia Campos, diretora-presidente do SLU.
Investimentos
A área de aterramento do ASB foi projetada em quatro etapas. A primeira, com 110 mil m², foi dividida em quatro células, com investimento de R$ 45 milhões de recursos próprios do SLU. O solo é impermeabilizado para não contaminar o lençol freático e há um sistema de drenagem e de compactação diária, para reduzir o volume e impedir a presença de roedores e urubus.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153