Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/10/23 às 17h41 - Atualizado em 27/10/23 às 17h41

Adoção de animais no SLU: saiba como adotar

COMPARTILHAR

 

Em maio de 2023, foram cadastrados mais de 140 animais nas principais unidades de operação do SLU

 

Ascom SLU

 

Por meio do projeto Cata Pata, o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) está à procura de interessados em adotar animais de estimação que chegam constantemente às unidades da autarquia. O objetivo da iniciativa é cuidar desses animais e disponibilizá-los para adoção. Até agora, 24 cachorros já foram adotados. Os interessados devem preencher formulário de adoção para facilitar a comunicação entre o adotante e o SLU. Clique no link para acessar o documento: https://docs.google.com/forms/d/1cj_tQDTRDE5Go-jknSJ8mBMSuqO85_aiMwVxsJK_TRU/viewform?edit_requested=true.

 

O Cata Pata surgiu da necessidade em cuidar dos animais abandonados nos núcleos do SLU | Fotos: Divulgação/SLU

 

Em maio deste ano, foram cadastrados mais de 140 animais nas principais unidades de operação do SLU, mas, de acordo com o órgão, esse número vem crescendo a cada mês. “Nosso último resgate foi em setembro, quando encontramos dois vira-latas dentro de um saco plástico em Ceilândia”, conta a servidora da entidade Lizandra Maia, uma das idealizadoras do projeto.

 

Diante desse cenário, o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira, reuniu uma equipe de servidores para montar um projeto que solucionasse a questão dos animais abandonados. “Apesar de o SLU cuidar somente da limpeza urbana, nos preocupamos com o meio ambiente, incluindo os animais. Abraçamos essa causa. Pensamos em como cuidar deles e em ter apoio de órgãos e entidades para encaminhá-los para adoção. Assim, surgiu o Cata Pata”, explica.

 

 

Cata Pata

 

 

O projeto começou pequeno, com a adoção de cadelas prenhas, entre elas uma cachorrinha apelidada de DL Norte, em referência a um distrito de limpeza do SLU, local onde foi achada. “Quando vi a DL, foi amor à primeira vista. Ela já era minha, e hoje é a mascote do Cata Pata”, relata Lizandra.

 

 

Hoje, o Cata Pata conta com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (Sema), que disponibiliza castrações e atendimento veterinário, e com servidores do SLU, que colaboram com alimentação e remédios. “Alimentamos esses animais com muito carinho e amor. Custeamos a ração e os cuidados diários, mas precisamos de ajuda. Estamos falando de mais de 140 animais”, explica a servidora.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153