Moradores do Recanto das Emas contarão com o serviço de coleta seletiva do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). O serviço foi interrompido há seis anos e agora será realidade a partir de segunda-feira (31).
A empresa Suma Brasil é a responsável pelo atendimento nas duas localidades, além do Guará e Gama, locais onde a coleta retornou no início deste mês. “O SLU está conseguindo, aos poucos, retomar a coleta seletiva. Estamos trabalhando muito para que esse retorno também chegue a regiões onde há anos os moradores esperam por esse serviço. Já voltamos no Gama e agora é a vez do Recanto das Emas”, explicou a diretora técnica do SLU, Fabiana Ribeiro.
Em julho, a coleta seletiva realizada pelas empresas contratadas pelo SLU iniciou a volta gradual dos serviços. Primeiro foi a Valor Ambiental, atendendo o Cruzeiro Novo, Sudoeste/Octogonal, Lago Norte (CA), Sobradinho II, Shopping Popular, Setor Policial Sul, Vila Telebrasília e parte das Asas Sul e Norte. Dia 10 de agosto foi a vez de Ceilândia, com a empresa Sustentare, junto com a Suma, fazendo a coleta no Guará e Gama. Com isso, já são 24 regiões administrativas atendidas, sendo que em oito delas o serviço ainda está cobrindo parcialmente a região.
Todo o material coletado por essas empresas vai para as cooperativas que mantêm contrato de triagem com o SLU e atuam dentro dos galpões gerenciados pelo órgão. São elas : Associação Ambiente, Coorace, Coortrap, Recicla Brasília, Construir, Coopernoes, Cooperdife, Cooperlimpo, Plasferro e Coopere.
Além das empresas, o SLU também tem contrato com 11 cooperativas para realizar a coleta seletiva nas cidades de Samambaia, Paranoá, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Cruzeiro Velho, Santa Maria, Lago Norte, Varjão, São Sebastião e Riacho Fundo I e II, Lago Sul e Sobradinho I.
Ao todo são 29 contratos com cooperativas de catadores. Desses, 11 são de coleta seletiva e 18 de triagem.
Empresas e cooperativas puderam retomar o serviço de coleta seletiva depois de terem aprovados pela Secretaria de Saúde e pelo SLU dos planos de segurança e de prevenção, com uma série de exigências para evitar a transmissão da Covid-19, como o distanciamento entre os trabalhadores, uso de equipamentos de proteção e quarentena de 48 horas do material recolhido.
Para saber os dias e horários que a coleta seletiva atenderá sua região, acesse www.slu.df.gov.br.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153