Os novos equipamentos estão em três pontos do Sol Nascente e permitem o armazenamento dos resíduos de forma segura e limpa, minimizando os riscos de proliferação de vetores.
A população do Sol Nascente passa a contar com mais três papa-lixos. Eles foram inaugurados na manhã desta segunda-feira (17) em evento na Avenida das Palmeiras, no Trecho 1, onde está um deles. Com esses três, passa para 13 o número de equipamentos desse tipo instalados em Ceilândia.
Os papa-lixos são contêineres semienterrados com capacidade de 5 metros cúbicos (equivalente a uma caçamba) e permitem o armazenamento dos resíduos de forma segura e limpa, minimizando os riscos de proliferação de ratos e baratas.
“Os benefícios são enormes, e o maior dele é o para a saúde. É muito importante que esses pontos sejam usados corretamente para evitar toda essa gama de doenças”, reforçou a diretora-presidente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Kátia Campos.
Ela acredita que se trata de uma mudança cultural que ocorrerá com o tempo. “Na medida em que uma pessoa vê outra carregando [o lixo para o local correto], mais pessoas vão aderir e ver que suas casas ficarão mais valorizadas por estarem em um lugar mais limpo e com menos risco para a saúde”, completou.
Desde o início de abril, servidores do SLU percorrem a região do Sol Nascente para orientar a população sobre o correto uso dos papa-lixos.
Lixo é recolhido de segunda a sábado
A retirada do material depositado nos papa-lixos é feita por um caminhão com braço mecânico, de segunda a sábado. Uma demonstração foi feita durante a solenidade hoje, que também contou com a participação da deputada distrital Luzia de Paula (PSB).
Morador do Sol Nascente, o vigilante Renan Cardoso, de 44 anos, acompanhou o evento e lembrou como era a área antes dos equipamentos: “Era triste, sujeira para todo lado”, disse. “Com isso [papa-lixo] vai melhorar.”
O administrador regional de Ceilândia, Vilson José de Oliveira, ressaltou que os papa-lixos, aliados ao papa-entulho, têm contribuído de maneira significativa o descarte na região.
A área em que o papa-lixo da Avenida das Palmeiras foi instalado passou por mudanças por meio do programa Ações Urbanas Comunitárias, da Companhia Habitacional do Distrito Federal (Codhab). A atividade une governo e sociedade para promover melhorias nas regiões, como pintura de fachadas e plantio de mudas, em forma de mutirão.
Os três papa-lixos custaram cerca de R$ 60 mil, de acordo com o SLU. Outras áreas com dificuldade de acesso pelos caminhões de limpeza devem receber os equipamentos a partir dos novos contratos de coleta para o Distrito Federal, cujo pregão eletrônico ocorrerá no dia 10 de maio.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153