A 20ª edição do programa Cidades Limpas chega ao Riacho Fundo II a partir desta segunda-feira (7). As ações de limpeza e revitalização urbana têm como um dos objetivos a prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, do zika vírus e da febre chikungunya.
As medidas contribuíram para a queda de 85% nos casos dessas doenças, que o Distrito Federal alcançou em 2017 em relação ao mesmo período do ano passado. O porcentual de redução é recorde nacional.
Para isso, diversos órgãos do governo de Brasília, coordenados pela Secretaria das Cidades, executam medidas como poda de árvores, tapa-buracos, capina e roçagem, remoção de entulhos, recuperação de iluminação pública e manejo ambiental.
O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, esteve nesta manhã no lançamento do programa no Riacho Fundo II. “Com essas e outras ações de governo, estamos tendo a maior redução do número de casos dessas doenças no Brasil”, observou.
Ele ficou satisfeito com o impacto do programa na saúde pública e no controle das epidemias. “É algo em torno de 85% de redução em relação ao mesmo período do ano passado”, destacou Rollemberg.
Além de melhorar a saúde da população, o Cidades Limpas também fortalece o sentimento de pertencimento da comunidade, de acordo com o secretário das Cidades, Marcos Dantas. “As ações também aumentam a autoestima das pessoas”, disse.
No Riacho Fundo II, um dos focos do programa será a segurança no trânsito. Está prevista a colocação de 40 quebra-molas em 11 quadras e na Avenida Principal — os pontos foram indicados pela administração regional como prioritários.
A força-tarefa também executará ações de poda de árvores, tapa-buracos, capina e roçagem, remoção de entulhos, recuperação de iluminação pública e manejo ambiental para o combate ao Aedes aegypti.
O contato direto dos órgãos do governo com os moradores permite o atendimento das demandas locais. Uma delas é a instalação dos quebra-molas. A colocação das estruturas permite a redução da velocidade dos veículos na via.
Lançado em novembro do ano passado, o Cidades Limpas já promoveu operações nas seguintes localidades: Gama, Itapoã, Paranoá, Ceilândia, Brazlândia, Estrutural, Planaltina, São Sebastião, Fercal, Sobradinho II, Vila Planalto, Guará, Sobradinho, Samambaia, Taguatinga, Riacho Fundo I, Santa Maria e Recanto das Emas.
O objetivo do programa é promover uma melhoria imediata do ambiente urbano para que a população tenha mais qualidade de vida.
Leia a íntegra do pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg no lançamento do programa Cidades Limpas no Riacho Fundo II.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153