GUILHERME PERA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA
Desde segunda-feira (11), já é realidade a coleta seletiva no Cruzeiro Velho. A Associação Vencendo os Obstáculos, cooperativa de catadores contratada pelo Serviço de Limpeza Urbano (SLU), será a responsável pelo trabalho, que será feito às segundas e quintas-feiras.
Os moradores devem separar o lixo reciclável do orgânico. Na última sexta-feira (8), a assessoria de mobilização do SLU reuniu uma equipe da cooperativa para ir de porta em porta na região e avisar os moradores do início dos trabalhos na próxima semana.
A entidade vai coletar o material, fazer a triagem e enviá-lo para reutilização. “O contrato prevê que a cooperativa pegue o material reciclável do lado de fora das casas, façam a triagem e enviem para a indústria”, explica a assessora de mobilização do SLU Adriana Silva Alves.
Quais são os lixos recicláveis e quais vão para a lixeira de orgânicos
Algumas precauções devem ser tomadas pelos moradores. Segundo a SLU, ocorrem cerca de cem acidentes com garis por ano — não há um número consolidado para os catadores.
As garrafas PET, por exemplo, podem ser usadas como recipientes para alfinetes, agulhas e pregos. Espetinhos de churrasco, que são materiais orgânicos, também podem ser colocados nessa embalagem.
Vidros devem ser devidamente embrulhados e descartados na lixeira de orgânicos/rejeitos, já que atualmente não há viabilidade técnica, econômica e financeira para o aproveitamento desse material no DF.
Metais, como latas de milho e de leite condensado, devem ter as tampas pressionadas para dentro e ser colocados na lixeira de recicláveis.
O SLU recomenda que a população também esteja atenta, no dia a dia, para a separação de outros tipos de resíduos recicláveis, como papel, papelão, plástico e isopor.
São considerados orgânicos itens como restos de comida, lixo de banheiro e filtro de café, além de pequenas quantidades de podas e galhos.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153