Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/05/20 às 10h57 - Atualizado em 5/10/22 às 17h21

Covid-19: SLU elabora instruções para manuseio de resíduos de contaminados

COMPARTILHAR

Órgão também produz boletim informativo para empresas prestadoras de serviços de limpeza

AGÊNCIA BRASÍLIA*

 

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) elaborou orientações sobre os cuidados necessários com o lixo domiciliar de pessoas contaminadas por Covid-19. O órgão faz instruções de manejo dos resíduos contaminantes em residências onde há alguém infectado. Além disso, o órgão produziu boletim informativo sobre o assunto, que será distribuído pelas empresas prestadoras de serviços de limpeza.

 

A diretora de Limpeza Urbana do SLU, Eliana Filomena Nicolini, afirma que as ações contribuem para a proteção não só dos garis, mas também do restante da população.

 

“Se as pessoas acondicionam os resíduos com mais cuidado e segurança, nós minimizamos o risco de contaminação e protegemos, principalmente, os garis que fazem a coleta. Nesse período de pandemia, que é desafiador para todos, a gestão dos resíduos tem que ser feita de forma adequada, para que não impacte na propagação do vírus”, ressalta.

 

Confira as orientações:

 

→ Utilizar máscaras e luvas quando se aproximar do doente;

→ Utilizar uma lixeira com tampa hermética e exclusiva para o acondicionamento de todo resíduo utilizado pela pessoa contaminada, bem como pelas pessoas que estiverem em contato direto com ela;

→ Sempre que abrir a lixeira, usar um spray com 50 mililitros de água sanitária diluída (cinco colheres de sopa) em um litro de água para borrifar o conteúdo do saco;

→ Ao fechar o saco, borrifar mais uma vez no interior com a solução, lacrá-lo muito bem e borrifar todo o seu exterior com a solução, principalmente na boca do saco plástico;

→ Utilizar dois sacos de lixo, depois lacrar e borrifar o exterior do segundo saco;

→ Colar um aviso no saco dizendo que é LIXO CONTAMINANTE E QUE FOI DESINFECTADO COM ÁGUA SANITÁRIA;

→ Deixar o saco em local ventilado e o mais distante possível da área de circulação, até a hora da entrega para coleta do SLU.

 

Para acessar o manual, acesse aqui.

 

* Com informações do SLU

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153