Governo do Distrito Federal
8/06/22 às 17h52 - Atualizado em 5/10/22 às 17h11

Crianças aprendem sobre coleta seletiva na Semana do Meio Ambiente

COMPARTILHAR

SLU leva palestras e brincadeiras a diversos pontos do DF com orientação sobre como fazer a separação correta de resíduos

MARIAMA MORENA, ASCOM SLU

 

Uma pescaria diferente marcou a manhã das crianças atendidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Riacho Fundo I nesta quarta-feira (8). Ao invés de peixes, eles pescaram plásticos, embalagens longa vida, garrafas de vidro e outros tipos de resíduos. Ao fim da pescaria, ainda era preciso acertar qual a lixeira correta para aquele item.

A ação foi organizada pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) que preparou uma série de atividades educativas na Semana do Meio Ambiente. Além da pescaria de recicláveis, a entidade também levou o jogo de tabuleiro gigante que ensina a fazer o descarte correto do lixo. O estudante João Miguel aprovou a pescaria: “É melhor que a pescaria de verdade, porque aqui a gente ajuda a tirar o lixo”.

 

Estudante João Lucas aprovou a pescaria educativa

No período da tarde foi a vez de os alunos da escola Eleva aprenderem sobre o tema. No Planetário de Brasília eles descobriram como fazer a separação de orgânicos e recicláveis e puderam trocar experiências sobre o descarte correto.

“Alguns alunos já sabiam como fazer a separação, já trazem essa prática de casa. Mas para muitos outros, essa é uma oportunidade de aprender e cobrar dentro de casa os pais e responsáveis para fazer a coisa certa”, explicou a palestrante e servidora da Mobilização do SLU, Ana Clara Rezende.

 

Palestra no planetário de Brasília

A coordenadora do Planetário de Brasília, Mirela Camello, acredita que trazer o tema da reciclagem para dentro do planetário na Semana do Meio Ambiente foi uma boa iniciativa. “Acho super importante falar sobre reciclagem num ambiente voltado para a ciência. Porque esse é um assunto do presente e do futuro da nossa sociedade”, avaliou.

Até a próxima sexta-feira, diversas atividades educativas ainda serão realizadas para levar esse conteúdo para estudantes e crianças do DF. “São ações que a gente já costuma fazer dentro das nossas atividades de rotina, dentro do núcleo de Mobilização do SLU. Mas que ganham parcerias e reforços importantes nessa semana voltada ao tema do Meio Ambiente. Fazer a separação correta dos resíduos e descartá-los corretamente é uma atitude que faz uma grande diferença na preservação dos nossos recursos naturais, além de gerar renda para milhares de famílias que vivem da reciclagem”, reforça o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153