Foi apresentado o cronograma de implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para servidores de todos os órgãos do Executivo de Brasília. O plano é que todas as secretarias, empresas públicas e administrações regionais façam trâmites por meio da plataforma digital até 2018.
Feita por chefes das Coordenações de Implantação de Projetos e de Técnica de Sistemas da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e pela titular da pasta, Leany Lemos, a apresentação ocorreu no auditório da Escola de Governo.
Com a centralização eletrônica, as trocas entre as pastas ficam mais rápidas. Um documento que precisava ser protocolado e levado entre duas secretarias, agora é enviado e recebido imediatamente. Isso porque o sistema legitima instantaneamente a comunicação e pode ser acessado em celular, tablet ou computador.
Para exemplificar a economia que o SEI propicia ao governo, a secretária Leany descreveu o quanto se gastava em transporte, papel e tempo na tramitação de um processo de remanejamento orçamentário da Secretaria de Educação.
“Com o sistema, o processo chega ao secretário em duas horas, sem ninguém sair do gabinete, sem gastar gasolina, sem gastar papel, mas, principalmente, sem gastar o tempo do servidor”, explicou Leany.
Para que o sistema funcione com todos os documentos e processos em rede, foi criado um datacenter (base física das informações) na Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, vinculada à pasta de Planejamento.
Até o momento, 25 órgãos implementaram os processos ao SEI. O último foi a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), em 7 de agosto. O próximo do cronograma é o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), previsto para 28 de agosto.
Para conferir a relação completa dos órgãos que fazem trâmites pelo SEI e os que estão previstos para 2017, uma lista foi colocada na página do sistema.
O cronograma apresentado nesta quinta-feira (10) tem as datas de integração de 58 órgãos até 19 de junho de 2018. Depois disso, o plano é fazer a implementação dos processos das 31 regiões administrativas de Brasília no sistema até dezembro daquele ano.
Uma plataforma escolhida como solução nacional
Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o SEI foi escolhido como solução para o Processo Eletrônico Nacional. A iniciativa foi do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, com o objetivo de criar uma infraestrutura pública de processos e documentos eletrônicos.
Para o sistema ser implementado na administração de Brasília, foi firmado acordo com o Ministério, por meio da Secretaria de Planejamento.
Cada órgão e pasta do governo local que for colocar os processos no SEI precisa ter uma portaria conjunta assinada pela secretária Leany Lemos.
Mesmo com a centralização física dos arquivos, os procedimentos sigilosos dos órgãos são separados uns dos outros. Apenas os documentos públicos ficam disponíveis para todos os servidores com acesso ao sistema.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153