Mariama Morena/Ascom
A população do Cruzeiro vai ganhar um reforço para garantir a limpeza da região. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) está instalando no local oito novos contêineres semienterrados, conhecidos como papa-lixos, que servem para receber os resíduos orgânicos e rejeitos dos moradores. Na tarde desta quarta-feira (24), foi finalizada a instalação do novo equipamento ao lado da Feira Permanente do Cruzeiro.
Cada papa-lixo tem capacidade de receber até cinco metros cúbicos de resíduos. A coleta é realizada diariamente. No Cruzeiro, assim como no Sudoeste/Octogonal e Plano Piloto, a instalação dos papa-lixos foi autorizada pelo Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan), já que são áreas tombadas. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Geoprocessamento do SLU, Camila Lopes, a proposta é contribuir para a preservação desses espaços.
“A instalação desses equipamentos em áreas tombadas é uma forma de ajudar a preservar o conjunto urbanístico de Brasília, com espaços adequados para destinação de resíduos”, explica. Neste primeiro semestre de 2021, o Governo do Distrito Federal pretende instalar 98 novos papa-lixos, atendendo 20 regiões administrativas (Cruzeiro, Itapoã, Sobradinho, Sudoeste/Octogonal, Lago Norte, Plano Piloto, Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol, Brazlândia, Samambaia, Gama, Núcleo Bandeirante, Santa Maria, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Park Way, SCIA, Jardim Botânico e Arniqueiras).
Atualmente, já estão em funcionamento 102 equipamentos e a previsão é de que sejam instaladas mais 351 unidades até o final deste ano. A maior parte dos papa-lixos é instalada em regiões de difícil acesso para os caminhões de coleta, como forma de ampliar a oferta do serviço à população.
Além de facilitar o acesso à coleta, o papa-lixo também ajuda a sensibilizar a população para a importância de manter a limpeza urbana. Para isso, o local onde o equipamento é instalado recebe um projeto urbanístico com paisagismo ao redor, com uma mensagem de limpeza, saúde e cuidado.
O administrador do Cruzeiro, Luiz Eduardo Gomes, acompanhou a instalação e teste do novo papa-lixo na região. “Eu acho que é um ganho na qualidade de vida do morador do Cruzeiro, na medida em que o lixo orgânico, se não for bem armazenado, traz bastante problemas, especialmente com a proliferação de doenças. É um equipamento fundamental para a saúde pública. Agradeço ao SLU e ao governador Ibaneis Rocha por mais essa conquista”, declarou.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153