Primeiro encontro discute elaboração do Regimento Interno do Conselho
O presidente do Conselho de Limpeza Urbana do Distrito Federal (Conlurb), o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos Julio Cesar Peres, e a suplente Kátia Campos, também diretora-geral do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), estiveram reunidos com os demais membros, nesta quinta-feira (24). Um dos assuntos em pauta foi a criação do grupo de trabalho para elaborar a minuta do Regimento Interno do Conlurb.
Durante o encontro, a diretora Kátia apresentou o diagnóstico e os desafios da gestão de resíduos sólidos no DF, além da retomada das obras do Aterro Sanitário Oeste (ASO) e as mudanças operacionais que transformaram o Lixão em Aterro Controlado do Jóquei.
“Conseguimos apresentar uma abordagem geral do SLU, do ponto de vista financeiro, de recursos humanos, tecnológico e, sobretudo a participação social”, afirmou a diretora. De acordo com ela, um aspecto que chamou atenção durante o encontro, foi o interesse dos membros em assuntos específicos de acordo com a área de conhecimento de cada um. “O Conlurb vai ter muito a contribuir para que a limpeza urbana no DF seja eficiente e efetiva”, acrescentou Kátia.
Como representante das organizações não governamentais com atuação na preservação do meio ambiente, o advogado Juliano Nardes foi eleito membro titular do Conlurb, representando o Instituto pela Produção e Emprego e Desenvolvimento Social (IPED). “É um novo desafio atuar no Conselho e pretendo participar das reuniões de forma proativa. Tenho visitado lixões, aterros e instituições governamentais de todo o país e quero levar minha experiência para a gestão de resíduos do DF”, afirmou.
Representante do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), Bernadeth Martins também é membro titular do Conlurb. “Agradeço o convite de participar dessa reunião. Durante o encontro, recebi uma carga de conhecimento na área de resíduos sólidos, o que foi bom. Quero muito ajudar o conselho e coloco-me à disposição”, comentou.
A diretora-geral do SLU, Kátia ainda convidou os membros do Conlurb para a I Conferência Regional de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais, do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal e Goiás (CORSAP-DF/GO), marcada para os dias 22 e 23 de outubro.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153