Trabalho é realizado com as 150 toneladas de resíduos da construção civil (RCC) cedido pelo SLU
AGÊNCIA BRASÍLIA
Enquanto o asfalto não vem, as estradas de terra do núcleo rural Morro da Cruz, em São Sebastião, estão sendo niveladas e recuperadas para melhorar a mobilidade na região. Desde a última segunda-feira (31), cerca de 2km de pistas foram refeitas em diversos endereços do bairro Zumbi dos Palmares, em uma ação do programa GDF Presente e da administração regional.
O Zumbi dos Palmares abriga cerca de 5 mil famílias e ainda não possui ruas pavimentadas. Com diversos declives em suas estradas, a água das chuvas ocasiona erosões e muito alagamento. Para consertar as passagens, os operários despejaram cerca de 150 toneladas de resíduos da construção civil (RCC), material cedido pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), e patrolaram as ruas.
Um alento para o ambulante Francisco de Sousa Santos, 46 anos, conhecido como Codó. Morador da Chácara 37, ele é um dos mais antigos da comunidade. “Esse tempo chuvoso é muito difícil. Atolam os carros para todo lado e é muito ruim para os pedestres que evitam sair de casa”, revela Francisco. “Mas, tiro o chapéu para este governo. A gente vê que as máquinas estão sempre passando por aqui e a demanda é grande”, complementa.
Processo de regularização
O núcleo rural passa por um processo de regularização, após a sanção da Lei Complementar n° 986/2021. Ele foi reconhecido como uma Área de Regularização de Interesse Social (Aris) pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e chamado de Aris Morro da Cruz II. Dessa forma, fica mais próxima a chegada de benfeitorias e infraestrutura para a região.
“O bairro foi crescendo e se tornando um conglomerado. Com a lei, em breve teremos o asfalto e já estamos conseguindo colocar a energia elétrica regular e tirando as gambiarras”, explica o administrador de São Sebastião, Alan Valim. “Até lá, estamos mantendo as estradas em ordem para o conforto da população”. A próxima avenida a receber os serviços é a Principal.
Buracos tapados
Na região central da cidade, homens do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) aceleraram a operação tapa-buraco. Oito toneladas de massa asfáltica foram usadas para cobrir o deteriorado asfalto da Rua da Ponte, no bairro Vila Nova.
“Ali é uma passagem muito importante e o fluxo de veículos é intenso. Moradores do São Gabriel, João Cândido e outras localidades usam a ponte. E havia muitas reclamações da população”, explica o coordenador do Polo Leste do GDF Presente, Júnior Carvalho. O tapa-buraco também foi feito na avenida do Centro Educacional (CED) São Francisco, na quadra 7.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153