Medidas de prevenção devem ser apresentadas pelas empresas e cooperativas para poderem dar início às atividades
O governador Ibaneis Rocha autorizou, em decreto publicado no último dia 30 de maio, a retomada das atividades de coleta seletiva no DF. Isso inclui a coleta, o recebimento e a triagem de resíduos sólidos recicláveis nas Instalações de Recuperação de Resíduos (IRRs) e a triagem de resíduos nas usinas de compostagem do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU). Mas, para iniciar a operação, empresas e cooperativas que prestam o serviço devem apresentar um plano de segurança e prevenção de riscos para avaliação da Subsecretaria de Vigilância em Saúde do Distrito Federal e aprovação do SLU.
Este plano é para garantir a segurança de cooperados, associados e trabalhadores envolvidos nas atividades e evitar riscos de contaminação, especialmente pelo novo coronavírus. As atividades de coleta seletiva estão suspensas desde o dia 20 de março, por causa da pandemia.
O SLU já formou uma comissão especial para estudar como realizar essa retomada com segurança. A autarquia sempre trabalhou com protocolos de segurança, uma vez que sempre considerou o fato de os resíduos sólidos serem materiais potencialmente contaminantes. Dessa forma, o que se busca é o aperfeiçoamento desses protocolos e sua intensificação de aplicação, para que a volta da coleta seletiva seja realizada de forma segura em todo o DF.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153