Nas análises os resíduos da escola são separados e triados por tipo (papel, plástico, orgânicos, entre outros). Atividades fazem parte de projeto lixo zero do SLU em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA)
ASCOM SLU
Quase 70% dos resíduos gerados no Centro Educacional (CED) Agrourbano Ipê são orgânicos. Esse é o principal resultado das duas gravimetrias realizadas pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) na escola localizada no Riacho Fundo II.
Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira (27). As gravimetrias analisaram os resíduos produzidos na escola nas duas últimas semanas (entre os dias 13 e 24 de setembro).
As gravimetrias, nas quais os resíduos são separados e triados por tipo (papel, plástico, orgânicos, entre outros), fazem parte do projeto de educação ambiental do SLU em parceria com Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) para tornar o CED Agrourbano Ipê um colégio lixo zero.
Foram analisados cerca de 220 kg de resíduos acumulados ao longo de duas semanas. Além da predominância de orgânicos, a análise gravimétrica também indicou que 16,1% do lixo da escola é rejeito, 9,6% papel, 5,4% plástico e 0,2% metal.
“A gravimetria serve para que a gente possa fazer um diagnóstico, ou seja, entender como a escola gera os resíduos e direcionar nosso esforços da maneira mais eficiente. O projeto visa a direcionar os orgânicos para a compostagem, os recicláveis para as cooperativas de catadores e gerar uma pequena fração de rejeitos”. explica Allyson Sullyvan Rodrigues, gestor de Resíduos Sólidos do SLU que atua no projeto.
Para a diretora do CED Agrourbano Ipê, Sheila Melo, a realização do projeto de educação ambiental tem sido um grande ganho para a escola. “Nós sempre trabalhamos com a questão da sustentabilidade. Trabahar a questão do lixo zero hoje é pensar na qualidade de vida para o nosso futuro. Com todos os professores e alunos envolvidos na separação correta do lixo nós enriquecemos nosso trabalho enquanto escola”, destaca.
O diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira, ressalta a importância do projeto e da parceria com a JICA. “Vários servidores do SLU tiveram essa oportunidade de ir aprender sobre a gestão de resíduos do Japão e hoje estão desenvolvendo esse trabalho tão importante para o Distrito Federal.”
Na próxima etapa os resultados da gravimetria serão apresentados à comunidade escolar e serão realizadas palestras sobre os 3R da sustentabilidade (reduzir, reutilizar e reciclar).
“Essa iniciativa do SLU é um exemplo para o Brasil e outros países. Há uma parceria de longa data entre JICA e SLU com bolsistas da autarquia fazendo cursos no Japão e esse projeto é um dos frutos dessa parceria”, afirma Shinji Sato, representante sênior da JICA Brasil.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153