LUANA LEMES
A cobrança do Controle de Transporte de Resíduos (CTR) para caminhões de transporte de entulhos e descarte na Unidade de Recolhimento de Entulhos (URE) completou 15 dias, nesta terça-feira (17). Até então, o Sistema de Gerenciamento de Resíduos do SLU já contabilizou 15.612 emissões do documento.
Aos poucos o cenário de descarte irregular no DF vai mudando. Com a emissão do CTR é possível acompanhar a origem do entulho e sua destinação final até a URE. Quem for flagrado realizando o descarte de entulho fora da unidade poderá ser multado e ainda ter o veículo apreendido, já que a infração é caracterizada como crime ambiental. Além disso, todos os transportadores também deverão ter o CTR em mãos a cada viagem, seja com o contêiner cheio, ou até mesmo vazio. Sem o documento durante o deslocamento, o transportador poderá ser surpreendido pela Agefis e, consequentemente, ser multado.
Com a publicação do Decreto nº 38.814, a Agefis passou a integrar formalmente o Sistema Nacional do Meio Ambiente. Com isso, a agência agora tem plenos poderes para fiscalizar, multar e apreender veículos que cometem crime ambiental.
Para se regularizar, os transportadores deverão estar cadastrados no Sistema de Gerenciamento de Resíduos do SLU para terem acesso a emissão do CTR.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153