Governo do Distrito Federal
7/11/22 às 15h13 - Atualizado em 7/11/22 às 15h17

Decoração para a Copa do Mundo é atração no Museu da Limpeza Urbana

COMPARTILHAR

Espaço de educação ambiental já recebeu mais de cinco mil visitantes desde que foi instalado no Plano Piloto

CARLOS RIBEIRO, ASCOM SLU

 

A Copa do Mundo 2022, no Catar, começa só no dia 20 deste mês, mas o Museu da Limpeza Urbana já entrou no clima. Instalado no térreo do Venâncio Shopping, o espaço do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) foi decorado pelos próprios servidores da autarquia com materiais reaproveitáveis. É uma exposição que pode ser visitada desta segunda (7) a sexta-feira (11).

 

 

Foram colocadas, na parte de dentro do local, bandeirinhas do Brasil e balões verdes e amarelos. Já na vitrine, há um “balcão” que simula um campo de futebol na parte de cima, além das bandeiras de todos os países participantes da competição e de símbolos da Copa. O objetivo é chamar a atenção do público para esse espaço de educação ambiental, onde há diversas peças recuperadas do lixo.

 

Desde a inauguração de seu formato itinerante, em agosto de 2021, quando foi instalado no Venâncio Shopping, o Museu da Limpeza Urbana já recebeu mais de 5 mil visitantes. O espaço foi criado em 1996 e funcionava de forma permanente ao lado da Usina do P Sul, em Ceilândia, mas a distância dificultava o acesso da população.

 

“Os números mostram que essa mudança foi uma decisão acertada, pois conseguimos deixar o museu mais próximo da população”, explica o diretor-presidente do SLU, Sílvio Vieira.

 

Memória e informação

 

Ao todo, o Museu da Limpeza Urbana conta com um acervo de mais de 600 peças encontradas no lixo ou doadas pela população. Há também espaço para apresentar novos equipamentos da limpeza urbana do Distrito Federal – como os papa-lixos, os papa-entulhos e os papa-recicláveis.

 

Além de conhecer uniformes dos garis usados ao longo dos anos, telefones e celulares antigos, quadros e fotografias das décadas de 1980 e 1990 com vários equipamentos de limpeza da época, os visitantes terão acesso a informações e novidades sobre a gestão de resíduos sólidos. “As peças antigas trazem uma reflexão sobre o descarte correto de resíduos e também sobre a vida útil dos produtos”, afirma Sílvio Vieira.

 

Museu da Limpeza Urbana

→Ao lado da praça de alimentação do Venâncio Shopping, no térreo.

→Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com entrada gratuita.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153