SLU, Administração Regional e cooperativa Renascer se unem para conscientizar moradores sobre a separação dos resíduos
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a cooperativa de catadores de materiais recicláveis Renascer e a Administração Regional do Núcleo Bandeirante realizaram, nesta quarta-feira (27), orientação porta-a-porta com os moradores da cidade sobre a coleta seletiva.
O serviço havia sido suspenso nessa Região Administrativa e foi retomado neste mês, por meio da contratação da cooperativa Renascer, que também é responsável pelo recolhimento dos materiais recicláveis na Candangolândia. Outras três cidades foram contempladas com o retorno da coleta seletiva: Brazilândia, Samambaia e Santa Maria.
O mutirão visa divulgar a retomada do serviço e sensibilizar a população sobre a importância de separar de forma correta os resíduos domiciliares. As equipes distribuíram panfletos educativos tanto nas quadras comerciais quanto nas residenciais.
O evento reuniu aproximadamente 30 mobilizadores e contou com a presença do administrador Regional do Núcleo Bandeirante, Cleudimar Sardinha. Durante o mutirão, foram apresentadas as placas que a serão instaladas nas ruas da cidade, com informações sobre os dias e horários da coleta seletiva.
Como colaborar com a coleta seletiva
A população do Núcleo Bandeirante pode colaborar com a coleta seletiva de forma simples. Para fazer a separação em casa, basta ter duas lixeiras (ou sacos), uma para resíduos recicláveis e a segunda para orgânicos e rejeitos. São classificados como recicláveis: garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza, potes de shampoo, tubos de pasta de dente, sacolas e embalagens plásticas em geral, isopor, latas e objetos de metal, jornais, papeis, papelões limpos, caixas de leite e de sucos, entre outros.
Na lixeira para resíduos orgânicos e rejeitos devem ser colocados restos de comida, cascas de furtas, legumes e ovos, filtro de café e saquinhos de chá, papeis sujos e engordurados, lixo de banheiro, papel higiênico, fraldas e vidro. Quanto a esse último material, vale esclarecer que a reciclagem de vidro no DF atualmente não é viável e por isso esse resíduo deve ser descartado no recipiente destinado aos orgânicos e rejeitos.
Para evitar esses acidentes, o SLU recomenda que o morador embale os recipientes de vidro (inteiros ou quebrados), cacos e outros materiais cortantes em folhas de jornal, caixas, garrafas pet ou outro material resistente. Outra dica é pressionar as tampas das latas para dentro. Garrafas PET podem ser utilizadas como recipientes para alfinetes, agulhas pregos, espetinhos de churrasco e outros materiais pontiagudos.
A coleta seletiva no Núcleo Bandeirante é realizada nas segundas-feiras e quintas-feiras, no período matutino (quadras residenciais), nas segundas-feiras e quintas-feiras, no período vespertino (quadras comerciais). Aos sábados pela manhã, apenas quadras comerciais.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153