Objetivo do mutirão do governo de Brasília é reforçar a conservação e a segurança das áreas utilizadas por turistas, funcionários de empresas de hotelaria e demais frequentadores
Os Setores Hoteleiros Norte e Sul recebem a partir desta quarta-feira (19) uma força-tarefa do governo de Brasília para fazer intervenções que resultem em uma melhoria urbana imediata e aumentem a sensação de segurança dos frequentadores dessas regiões.
Articulada pela Secretaria das Cidades, a ação será lançada às 9 horas, no estacionamento do Hotel Torre Palace, no Setor Hoteleiro Norte. A estimativa é que os trabalhos de conservação e revitalização sejam concluídos até 28 de abril. Entre servidores públicos e funcionários de empresas com as quais o Executivo local mantém contratos, 80 pessoas vão participar da iniciativa.
De acordo com a secretaria, o mutirão foi planejado com base em um mapeamento dos principais problemas desse setores: iluminação deficitária, lixo armazenado de maneira inadequada, utilização clandestina da rede de água e existência de potenciais reservatórios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.
Além da Secretaria das Cidades e da Administração Regional do Plano Piloto, integram a operação a Agência de Fiscalização (Agefis); a Companhia Energética de Brasília (CEB); a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap); o Departamento de Trânsito (Detran); as Polícias Civil e Militar; o Serviço de Limpeza Urbana (SLU); a Subchefia de Ordem Pública e Social, da Casa Civil; a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; e a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde.
Rondas 24 horas e conscientização sobre forma de acondicionar o lixo
Na frente de segurança pública, as ações da Polícia Militar são a permanência do Comando Móvel no estacionamento do Hotel Torre Palace até 30 de abril e rondas na área em regime de 24 horas. A Polícia Civil intensificará o enfrentamento ao tráfico de drogas, e a CEB se encarregará da troca de lâmpadas queimadas. Já a Novacap fará podas de árvores que atrapalham a iluminação pública em pontos mapeados pela Subchefia de Ordem Pública e Social.
Em relação à limpeza urbana e à prevenção de doenças, haverá dois grupos formados por servidores do SLU, da Agefis e da Subsecretaria de Vigilância em Saúde. Eles percorrerão os hotéis — de ambos os lados (norte e sul) — para conscientizar os funcionários sobre a importância de acondicionar o lixo corretamente. A medida é importante para evitar a proliferação de animais, como ratos e escorpiões. Os agentes de Vigilância Ambiental também farão vistorias para combater o Aedes aegypti.
A Secretaria do Trabalho ficará responsável por orientar as pessoas que vivem nas ruas que frequentam o local sobre os serviços de assistência social mantidos pelo governo de Brasília.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153