O ano de 2019 foi marcado pelo aumento substancial no número de atendimentos à população do DF por meio da ouvidoria do SLU. Houve crescimento de 53% no número de manifestações registradas no sistema da unidade do SLU (4.941 até o fechamento de novembro), em relação ao mesmo período de 2018 (3.226). Também foram registrados crescimentos no número de solicitações (77%), reclamações (39%) e elogios (60%).
O aumento das reclamações, no entanto, ficou concentrado nos meses em que houve mudanças nos contratos e implementação de novos cronogramas de rotas de coleta. Somente nesse período de transição, a média de atendimentos – que varia de 400 a 500 por mês – aumentou para 1300 registros mensais.
O serviço de acesso à informação, outro importante mecanismo de prestação de contas, registrou aumento de 100% no número de pedidos, no quesito transparência passiva. Em novembro, a Ouvidoria do SLU também ganhou o prêmio de Índice de Transparência Ativa do Governo do Distrito Federal.
Com a consciência de trabalho cumprido e olhos em 2020, a Ouvidoria do SLU já começa a implementar metas para o novo ano: fez adesão a Rede Nacional de Ouvidorias da CGU, e concorre ao Concurso de Boas Práticas de Ouvidoria Nacional, com o projeto “Amigos da Ouvidoria”. Também planeja aumentar o número de ferramentas e canais de informação aos usuários, diminuir o prazo de atendimento com a melhoria da qualidade das informações prestadas e melhorar os índices transparência, satisfação de atendimento e serviços, além de aumento da resolutividade de questões dos cidadãos.
A Ouvidoria em números
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