Com dois meses de inauguração, local já recebe mais de 4 toneladas de resíduos todos os dias
VITOR PANTOJA, ASCOM SLU
Desde a sua inauguração, no final do mês de fevereiro, o papa-entulho de Santa Maria já recebe em média mais de quatro toneladas de resíduos entregues pela população todos os dias. Apenas no mês de março, o novo espaço recebeu um total de 116 toneladas de entulhos, restos de obras e volumosos, reforçando a importância do equipamento para ajudar a manter a limpeza da região.
O servidor do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Roberto Carlos de Jesus, trabalha no local. Ele conta que o movimento varia a cada dia e a população recebeu bem o papa-entulho. “Muitas vezes a caçamba enche em poucos dias. O morador vem com seu carro e descarta aqui o entulho e o Resto de Construção Civil (RCC) adequadamente. A população de Santa Maria está de parabéns”, afirma.
Este foi o primeiro papa-entulho entregue na região e está localizado na Fazenda Saia Velha, lote 1, próximo ao conjunto D da AC-19. Atualmente existem 11 equipamentos do tipo instalados em todo o Distrito Federal. Os outros dez papa-entulhos em funcionamento estão nas seguintes Regiões Administrativas: Asa Sul, Taguatinga, dois em Brazlândia, Planaltina, Guará, Gama e três em Ceilândia. Está em fase final o papa-entulho de Águas Claras, que será inaugurado, em breve, na Avenida Jacarandá. A meta do SLU é instalar 62 equipamentos do tipo pelo DF.
Os papa-entulhos do SLU foram construídos para receber até 1 m³ de entulho, resíduos da construção civil (RCC), restos de poda e volumosos, diariamente, por cidadão, de forma gratuita. Em 2020, os papa-entulhos em operação receberam 18.263,45 toneladas de entulho e 2.726,03 toneladas de podas e volumosos – uma média mensal de 1.521,95 toneladas de entulho e 227,17 toneladas de móveis e restos de poda. Para mais informações, é só acessar a página do papa-entulho no site do SLU (http://www.slu.df.gov.br/papa-entulho/).
Serviço
Os papa-entulhos funcionam de segunda a sábado, de 7h às 18h. Além de entulho e RCC, eles recebem também materiais recicláveis e óleo de cozinha usado. O óleo recebido é destinado para Arranjos Produtivos Locais (APL) do projeto Biguá, da Caesb.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153