A primeira Reunião do Conselho de Limpeza Urbana (Conlurb) do ano de 2018 aconteceu, na manhã desta terça-feira (6), no auditório da sede do SLU. A pauta abordou as sugestões para o novo texto do Regimento Interno do conselho, além da posse de novo conselheiro e o contexto geral do fechamento do Aterro Controlado do Jóquei (ACJ), o antigo “lixão”.
Depois dos informes gerais, o assessor jurídico do SLU, Luciano Rocha, apresentou as propostas de alteração do texto do Regimento Interno. Os conselheiros discutiram novas sugestões e todos concordaram em aguardar os encaminhamentos para aprovação definitiva na próxima reunião, dia 6 de março.
“A secretaria executiva do Conlurb vai apreciar e dará um prazo de uma semana para as contribuições, mas sem mudar o conteúdo submetido nesta reunião”, avisou Silvano Sivério, diretor-adjunto do SLU.
A diretora-presidente do SLU, Kátia Campos, também atualizou os conselheiros sobre todo o processo do fechamento do ACJ, que aconteceu dia 20 de janeiro. Explicou como foi o diagnóstico da situação do “lixão” e as 42 ações envolvendo 17 órgãos para ajudar a resolver a situação dos catadores que por lá existiam.
“Fizemos uma relação das competências de cada órgão. Elaboramos um plano de transição com ações e metas a serem cumpridas. Foram R$ 82 milhões de investimentos para o encerramento com a inclusão dos catadores. Destes, R$ 20 milhões foram gastos em infraestrutura”, informou a diretora.
Seguindo a pauta, Zilda Fernandes de Souza, presidente da cooperativa de catadores Construir, foi empossada como membro do Conlurb.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153