Mais de 200 servidores poderão cumprir a nova carga horária e ampliar o atendimento na limpeza pública do DF
VITOR PANTOJA, ASCOM SLU
Servidores efetivos de diversas áreas do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) poderão trabalhar 40 horas semanais a partir de julho. A Instrução Normativa Nº 13, de 29 de junho, foi publicada nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) e tornou pública a concessão do novo regime de trabalho. Ao todo 231 servidores de carreira do SLU poderão fazer as 40 horas.
Via de regra, o regime de trabalho de servidores efetivos no Distrito Federal é de 30 horas por semana. No entanto, a concessão vai ao encontro do que preconiza a Lei Complementar 840, que permite que, no interesse da administração pública e mediante anuência do servidor, esse regime seja ampliado para 40 horas semanais, observada a proporcionalidade salarial.
Para o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira, as 40h vão fortalecer os serviços prestados com essa maior disponibilidade dos servidores. “É um ganho para quem passou décadas se dedicando na limpeza pública do Distrito Federal e está prestes a aposentar. Também é um ganho para os novos servidores, pois terão mais tempo para se dedicar às suas atribuições. Mas o ganho maior é da população através dos resultados refletidos nos serviços prestados”, disse o presidente.
O primeiro nome na lista de contemplados é o da servidora Ivanilde Silva Santos, atualmente lotada na Assessoria de Comunicação Social (Ascom). Prestes a completar 30 anos de SLU, Ivanilde já trabalhou em várias áreas, da parte operacional à fiscalização e da área administrativa à educação ambiental.
Ela lembra que a concessão das 40 horas é uma reivindicação antiga dos servidores efetivos e considera a decisão uma conquista. “Me sinto muito honrada em poder participar dessa vitória após tantos anos de lutas dos servidores, sindicato e associação. Vários colegas se aposentaram ou partiram para outro plano sem conseguir essas 40 horas”, recorda.
De acordo com Ivanilde, além da recomposição salarial, o novo regime de trabalho justifica-se pela possibilidade de aprimoramento dos serviços. “Essa ampliação atende tanto ao servidor quanto ao SLU. Com as 30 horas, muitas vezes o servidor, especialmente na ponta, precisava se dedicar mais tempo ao serviço e não podia ou aquele tempo tinha de ser compensado. Com as 40 horas o regime de trabalho fica mais adequado e o servidor pode se dedicar mais tempo ao serviço com mais tranquilidade e segurança. Agradeço a diretoria do SLU por ouvir nossa demanda e proporcionar essa vitória”, destaca.
A lista com o nome dos contemplados está disponível no DODF de hoje (30), páginas 50 a 56. A íntegra pode ser acessada aqui.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153