A 18ª reunião do Conselho de Limpeza Urbana (Conlurb) aconteceu na manhã desta terça-feira (4), na sede do SLU. Uma das pautas apresentadas foi o novo cronograma para implementação da Lei nº 5.610\2016 dos grandes geradores de resíduos do DF, incluindo eventos particulares em áreas públicas.
O Governo de Brasília escalonou o prazo para vigência da lei de acordo com o volume de resíduos gerados por dia: mais de 2 mil litros, a partir do dia 1º de agosto para assumir o gerenciamento dos resíduos sólidos; de mil a 2 mil litros, a partir de 1º de novembro e de 120 a mil litros, a partir de 1º de janeiro de 2018.
O diretor adjunto, Silvano Silvério, também informou sobre os procedimentos para o gerenciamento de resíduos em eventos particulares em áreas públicas. “Desde fevereiro deste ano que esses eventos são responsáveis pelo ônus da limpeza, coleta, transporte e destinação dos resíduos produzidos”, disse. Para se adequar às novas regras, o promotor de eventos terá que entrar no site do SLU e cadastrar seu evento informando local, data, hora, estimativa de público, além da empresa que prestará o serviço de limpeza. Em seguida, o SLU analisa e defere para que o licenciamento seja concluído na Administração Regional do local do evento.
Relatório Anual e Plano Distrital
Outro assunto abordado na pauta foi o Relatório Anual de Atividades do SLU. “O Conlurb deve analisar as ações realizadas pelo SLU do ano anterior. Em 2016, contamos com essa contribuição para o aprimoramento do relatório de 2015”, revelou Silvério. “De acordo com ele, ainda em 2017, será instituída uma comissão para concluir o Relatório Anual 2016 e submeter ao plenário, até dia 2 de maio”.
Os participantes também tomaram conhecimento sobre o andamento do Plano Distrital de Saneamento Básico e Plano Distrital de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que estão previstos para fim de julho deste ano.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153