O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, inaugurou a Praça da Cidadania, no Eixo Monumental, na manhã deste sábado (29). Foram plantados mais de 300 ipês-amarelos atrás do Teatro Nacional. O novo espaço tem como tema a paz no trânsito.
“Esta praça representa a cidadania na cidade em que os brasileiros vêm para reivindicar seus direitos”, disse Rollemberg. “Brasília tem quatro orgulhos: o Lago Paranoá, o céu, os ipês e o respeito à faixa de pedestres.”
O governador ressaltou a redução de 76 mortes em acidentes de trânsito no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período em 2016. É o menor número já registrado no DF. Em homicídios, a diminuição foi de 64 em relação ao ano passado, que teve a menor taxa dos últimos 23 anos.
A inauguração contou com aulas de dança, plantio de mudas, apresentação de shows e a participação do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, do Departamento de Trânsito (Detran) e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Uma exposição de carros antigos e uma praça de alimentação com food trucks complementam o evento.
Brasília Capital do Ipê
A praça é o segundo espaço do projeto Brasília Capital do Ipê que será inaugurado. Em 2016, foi entregue a Praça da Paz, com ipês-brancos, no Parque da Cidade. O projeto prevê ainda a construção de mais dois locais semelhantes: a Praça do Amor, com ipês-rosas, e a do Respeito, com ipês-roxos.
O projeto é uma parceria do governo de Brasília com a Rede Globo, o jornal Correio Braziliense e a empresa Digital Group.
Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg na inauguração da Praça da Cidadania.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153