A segunda etapa da campanha Cartão Verde, promovida pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), continua nas ruas. Na primeira semana de avaliação, mais de 400 cartões verdes, vermelhos e amarelos foram aplicados nas regiões de Ceilândia, Recanto das Emas e Sudoeste. A ideia da campanha é alertar moradores sobre a importância da coleta seletiva e a separação correta dos resíduos.
De acordo com os primeiros levantamentos, os moradores de Ceilândia e Recanto das Emas estão acertando na separação dos resíduos. Na primeira região foram aplicados 43 cartões verdes (indicando que a maior parte dos resíduos era mesmo de recicláveis), contra cinco amarelos (apontando que ainda havia muita mistura de secos e orgânicos) e um vermelho (onde não havia nenhum tipo de separação). No Recanto das Emas foram 23 cartões verdes, nove amarelos e três vermelhos.
Já os moradores do Sudoeste precisam ficar alertas: o levantamento da primeira semana de campanha indica que ainda há muita mistura de materiais orgânicos e secos nos resíduos despejados para coleta seletiva. Nesta região foram aplicados 338 cartões. Desse total, 123 foram cartões verdes, 73 vermelhos e 142 amarelos.
“Os moradores e síndicos das regiões onde vai acontecer a campanha é comunicada com antecedência pela equipe de mobilização com o intuito de incentivar a separação correta dos materiais recicláveis. A ideia não é punir, mas educar”, explica a coordenadora de mobilização do SLU, Luana Sena, lembrando que a Resolução nº 21 da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) regulamenta o descarte de resíduos no DF e atribui ao usuário a responsabilidade de separar e acondicionar adequadamente os resíduos sólidos.
A primeira etapa da campanha foi realizada no final de setembro e começo de outubro e avaliou as regiões do Noroeste, Gama e Ceilândia (Setor O). Durante três semanas foram aplicados 702 cartões pelas equipes de garis. Ao término, aqueles prédios ou residências que receberam três cartões vermelhos receberam a notificação do DF Legal e o prazo de 5 a 10 dias para acertar na separação dos resíduos. Após esse prazo, o órgão de fiscalização vai voltar para conferir e, se for o caso, autuar aqueles que insistirem na prática incorreta.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153