A segunda fase da primeira etapa do Aterro Sanitário de Brasília (ASB) está com instalação da manta de impermeabilização sendo finalizada para entrar em operação. A área está sendo preparada para receber as 2.700 toneladas de resíduos, após o fechamento do lixão.
A primeira etapa conta com 110 mil m² divididos em quatro células. A primeira célula está em operação desde a inauguração do ASB, em janeiro deste ano, e já recebeu cerca de 214 mil toneladas de resíduos.
A escavação desta segunda aconteceu paralelamente à inauguração e em setembro a área recebeu drenos subsuperficiais e uma camada de solo argiloso compactado. Para finalizar, está concluindo a implantação da manta de impermeabilização do solo, feita de PEAV de 2 mm.
“O objetivo da preparação dessa segunda célula é devido ao fechamento do lixão, pois vamos passar a receber todos os resíduos que antes eram depositados por lá”, afirmou a engenheira responsável pelo ASB, Francisca Dutra.
A finalidade da manta é proteger o solo e evitar a contaminação do lençol freático e está prevista a conclusão ainda nesta semana.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153