LUANA LEMES
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) apresentou um panorama da Gestão dos Resíduos Sólidos de Brasília para cerca de 40 representantes de Embaixadas. A lei dos Grandes Geradores foi o tema principal, no encontro que aconteceu na última segunda-feira (11), no Itamaraty.
O diretor-adjunto do SLU, Paulo Celso dos Reis, além de informar os desafios para o fechamento do lixão e a atual situação dos catadores, falou sobre a lei dos Grandes Geradores de Resíduos. “No DF, o estabelecimento que gera acima de 120 litros de resíduos por dia é considerado Grande Gerador. A lei está em vigor desde o dia 1º de janeiro deste ano para estabelecimentos comerciais. Já órgãos públicos tem até 30 de junho para se cadastrar”, disse.
O cadastro é feito no site do SLU. O grande gerador deverá informar, no ato do cadastramento, qual empresa irá coletar, transportar e realizar a disposição final dos seus resíduos. O palestrante também informou como devem ser acondicionados os resíduos. “Os orgânicos devem estar em contêineres na cor marrom; os recicláveis secos, na cor verde; e os rejeitos ou indiferenciados, na cor cinza”, explicou Reis.
Com a separação correta dos resíduos, muitos estabelecimentos deixaram de ser grandes geradores. Durante a reunião, a Embaixada da França contou sua experiência. “Já estamos separando para a coleta seletiva e compostagem. Com isso deixamos de gerar acima de 120 litros por dia”, disse Marie Rossignol, segunda secretária da Embaixada da França.
Para se cadastrar, o grande gerador deverá acessar www.slu.df.gov.br/grandes-geradores/
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153