Governo do Distrito Federal
8/02/22 às 12h26 - Atualizado em 5/10/22 às 17h19

SLU divulga Relatório Anual de Atividades 2021

COMPARTILHAR

Documento traz os principais números e serviços prestados ao longo do ano na limpeza pública do DF

ASCOM SLU

 

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) acaba de divulgar o Relatório Anual de Atividades referente ao ano de 2021. O documento, publicado anualmente, traz os principais números e serviços relacionados à atividade da autarquia no Distrito Federal. São números que apontam a dimensão dos investimentos e os principais projetos realizados na gestão de resíduos, como a coleta convencional, a coleta seletiva e serviços como varrição, mobilização, educação ambiental, entre outros.

 

Para se ter uma ideia, foram 532 mil toneladas de resíduos domiciliares e comerciais coletados em 2021. Na coleta mecanizada de entulhos, foram 595 mil toneladas recolhidas. E mais de 1 milhão de quilômetros de vias públicas foram varridos manualmente no período de janeiro a dezembro.

 

 

O relatório também inclui as informações da coleta seletiva, como o valor dos contratos com cooperativas e quantitativo desse tipo de resíduos. Atualmente, o SLU mantém 30 contratos firmados com organizações de catadores no Distrito Federal atendendo a 23 cooperativas/associações (algumas entidades possuem mais de um contrato). São 11 contratos para o serviço de coleta seletiva e 19 para o serviço de triagem dos materiais. No ano de 2021, as cooperativas recuperaram parte dos prejuízos acumulados no início da pandemia. Para se ter uma ideia, em 2020, as entidades comercializaram 18 mil toneladas de resíduos. Em 2021, foram 35 mil toneladas.

 

O documento ainda aponta os principais números das unidades operacionais do SLU. O Aterro Sanitário de Brasília fechou o ano com 3,1 milhão de toneladas de resíduos aterrados, dados referentes ao período desde a inauguração, em janeiro de 2017. Foram 760 mil toneladas aterradas em todo ano passado. Ainda no aterro, foram tratados 372 mil m³ de chorume.

 

Na Unidade de Recebimento de Entulhos (URE), foram aterrados de janeiro a dezembro de 2021 um total de 1,4 milhão de toneladas de entulhos.

 

No relatório, é possível encontrar também números sobre os papa-lixos, papa-recicláveis, papa-entulhos, quantidade de servidores, principais contratos mantidos pelo SLU e orçamento e custos da autarquia. O documento é uma forma de promover transparência e informação aos cidadãos e usuários do serviço. Para ler o documento completo, acesse: Relatório Anual 2021.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153