Técnicos da Diretoria de Gestão e Modernização Tecnológica do SLU estão em campo com agentes do DF Legal para colocar em prática o treinamento para uso do sistema que monitora caçambas e empresas transportadoras de entulho no DF, o e-rcc. No primeiro dia de operação prática, três caçambas e um caminhão foram autuados pelo órgão de fiscalização.
A ação é resultado de uma parceria entre SLU e DF Legal para uso do sistema de monitoramento. No início da semana, servidores do SLU apresentaram a ferramenta para os agentes de fiscalização. A partir desta quinta-feira (15) teve início a parte prática, nas ruas do DF.
“A ideia foi verificar in loco as possíveis dificuldades dos agentes e também apontar melhorias, recursos que eles possam precisar e que ainda não estão disponíveis, mas que podemos desenvolver”, explicou o diretor de Gestão e Modernização Tecnológica do SLU, André Pimenta.
Sobre o e-rcc
Desenvolvido pela equipe de tecnologia do SLU, o e-rcc é um sistema on-line que monitora 18.439 caçambas e 607 empresas transportadoras de entulho no DF. Essas empresas são obrigadas a se cadastrar no SLU e a emitir um CTR (Controle de Transporte de Resíduos) para cada caçamba carregada. Esse documento só recebe baixa no sistema quando há o descarte correto na Unidade de Recebimento de Entulhos (URE), localizado na Estrutural.
Se o caminhão não levar a carga para lá, será preciso comprovar que a descarga foi feita em algum ponto legal – caso contrário, a empresa poderá ser multada. Os agentes do DF Legal vão poder utilizar o sistema constantemente, já que ele permite também verificar, na hora, se qualquer caçamba estacionada no DF possui o CTR ou se é clandestina. Com isso, o DF Legal pode programar sua ação para notificar os infratores.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153