Governo do Distrito Federal
27/07/21 às 19h30 - Atualizado em 28/07/21 às 8h58

SLU faz atuação importante na prevenção de acidentes do trabalho

COMPARTILHAR

Orientação a servidores e cooperativas contratadas faz parte da rotina para reduzir número de acidentes do trabalho

MARIAMA MORENA, ASCOM SLU

 

O Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, celebrado neste 27 de julho, busca alertar empregados, empregadores, governos e sociedade civil para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes/doenças relacionados ao trabalho e promovam um ambiente seguro e práticas saudáveis em todos os setores produtivos. No âmbito do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o trabalho de prevenção se estende dentro das unidades operacionais e também das cooperativas que mantêm contratos, de coleta ou triagem, com a instituição.

 

 

O trabalho de orientação e fiscalização é realizado pela equipe de Saúde e Segurança do Trabalho e Ambiental, da Diretoria Técnica (Ditec). O engenheiro de Segurança do Trabalho do SLU, Pedro Magalhães, explica que antes de uma cooperativa ocupar um galpão, a equipe vai até o local para fazer toda sinalização de segurança, como foi feito no final de 2020 no Complexo de Reciclagem. Também é feito um trabalho de orientação e capacitação dos cooperados.

 

“Nós fazemos uma orientação quanto ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e agora, na pandemia, também reforçamos os cuidados para redução dos riscos de transmissão da covid-19. Depois desse trabalho, a gente volta para fazer fiscalizações periódicas”, explica o engenheiro.

 

O mesmo ocorre nas unidades operacionais do SLU, onde os servidores recebem orientações sobre procedimentos de segurança e uso dos equipamentos obrigatórios. Além dos catadores das cooperativas, o SLU também acompanha a situação dos garis, contratados pelas empresas terceirizadas. No primeiro semestre deste ano, foram 62 acidentes com resíduos perfurocortantes causados especialmente pelo descarte incorreto de resíduos, como o vidro.

 

Nesse sentido, o SLU orienta a população para que faça o descarte adequado de resíduos que possam oferecer risco aos catadores e coletores. O diretor-presidente do SLU faz um apelo para que a população ajude a evitar os acidentes. “Para proteger a integridade e garantir a segurança dos nossos garis e também dos catadores que fazem a triagem dos recicláveis, eu peço para que toda população faça o descarte adequado. Coloque o vidro ou material cortante embalado em papelão ou jornal, ou mesmo em garrafas PET ou caixas. Você também pode identificar o saco de lixo, indicando que ali tem material cortante. O Governo do Distrito Federal, por meio do SLU, quer a parceria da população para evitar os acidentes com os trabalhadores da limpeza urbana”, destacou Silvio Vieira, alertando também que materiais de saúde, como seringas e remédios devem ser descartados em pontos de coleta específicos, como farmácias e unidades de saúde.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153